Categorias: Geral

Condutores de vans escolares protestam em SP contra exigência da cadeirinha

Condutores de vans escolares fizeram hoje (1º) uma carreata por São Paulo para protestar contra a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que exige o uso de cadeirinhas para crianças de até 7 anos e meio em transporte escolar. As carreatas partiram de vários pontos da cidade com destino à Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as vans chegaram a congestionar o trânsito na Radial Leste (zona leste), nas Avenidas Interlagos (zona sul) e Paulista (centro). Por volta das 9h, cerca de 5 mil vans, de acordo com as lideranças do protesto, estacionaram nas proximidades do Pacaembu.

Jorge Formiga, um dos líderes da Associação Regional de Transporte Escolar de São Paulo (Artesul) disse que não existem casos registrados de acidentes em vans escolares. Ele defende que os veículos atuais já são seguros para o transporte das crianças. “Nossos carros são transformados para transportar crianças. Nossos bancos são menores, o que permite a acomodação apropriada dos menores.”

Caso a obrigatoriedade da cadeirinha passe a valer, explica Formiga, o aumento de custo terá de ser repassado aos pais. “A cadeirinha vai reduzir por volta de 40% da capacidade de transporte, o que diminui o número de crianças em cada van. Esta medida contribuirá para subir o valor da mensalidade.”

A resolução do Contran foi publicada no último dia 17 e entra em vigor no início de 2016. A decisão não se aplica ao transporte coletivo, de aluguel,  transporte autônomo de passageiro, como táxis, e aos demais veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas. Para veículos de passeio, a regra vale desde 2010.

Alguns pais, como o motorista Edson de Souza Lima, de 35 anos, que tem um filho de 7 anos, aprovaram a decisão. “Eu apoio a medida, pois vai trazer mais segurança para as crianças. Como são várias crianças dentro da perua, vai ser uma segurança a mais, pois elas ficarão sentadinhas na cadeira.”

Marcley Matos

Notícias Recentes

OAB-GO e TRE-GO firmam convênio para promover eleições da seccional online

Nesta terça-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e o…

13/08/2024

Se eleito, Leandro Vilela promete implantar duas Policlínicas e ampliar o HMAP

O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), destaca a saúde entre…

13/08/2024

“Faria tudo diferente”, diz Rogério Cruz sobre possível nova gestão

O candidato à reeleição pela prefeitura de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), afirma que se vencer…

13/08/2024

Alexandre de Moraes manda bloquear rede social e R$ 50 milhões do senador Marcos do Val

Ministro reagiu após senador intensificar recentemente suas críticas à Corte e a Moraes nas redes…

13/08/2024

Em SP, Caiado destaca a empresários principais ações de seu governo em Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), está cumprindo agenda em São Paulo durante esta…

13/08/2024

Com presença do ministro dos Transportes, construção de 6 viadutos em Formosa é autorizada

Governo federal investiu R$ 193 milhões na retomada dos seis viadutos, pontuou ministro no anúncio…

13/08/2024