Ex-assessor especial do amigo Lula, Frei Betto diz que a condenação do ex-presidente a 9 anos e 6 meses de prisão “revela mais quem é o juiz [Sergio] Moro do que quem é” o petista.
Frade dominicano e escritor, ele vê perseguição de Moro contra o ex-presidente. Em maio, disse à Folha de S.Paulo que o juiz “se empenha em tentar tirar Lula da vida política”.
Para Frei Betto, a pena (que só será cumprida caso a decisão seja confirmada por um tribunal de segunda instância) não debilita a esquerda. “Se assim fosse, Mandela, Fidel, Marighella, Apolônio de Carvalho, Vladimir Herzog e tantos outros não teriam entrado para a história.”
Ele não quis responder como o PT deve agir num eventual impedimento de Lula, tratado como candidato do partido à eleição presidencial de 2018. “Não raciocínio sobre hipóteses. E só quem é do PT pode responder a essa pergunta.”
O ex-ministro petista Tarso Genro afirmou nesta segunda-feira (12) que a sigla deve manter a candidatura do ex-presidente ao Palácio do Planalto. (Folhapress)