A prefeitura de Orizona decidiu suspender a aplicação das provas do concurso público que seriam aplicadas no próximo domingo, 11 de setembro. O extrato de Aviso de Suspensão foi publicado na edição do dia 6 de setembro, do Diário Oficial da União.
A suspensão seguiu recomendação do Promotor de Justiça de Orizona, Dr. Joel Pacifico de Vasconcelos, que em 31 de agosto encaminhou documento à prefeitura do município recomendando ao prefeito Felipe Dias que fosse rescindido o contrato firmado com a empresa MGA Serviços Especializados, responsável pela realização do concurso. O promotor ainda sugeriu a suspensão das provas para resguardar o interesse público e os princípios basilares da administração pública.
A recomendação do Ministério Público teve como origem a instauração de Procedimento Administrativo de nº 2016000182300 que apurou denúncias acerca de várias irregularidades que poderiam estar ocorrendo na realização do certame. O MP apurou que a empresa MGA Serviços Especializados responde a processo no Estado de Mato Grosso, inclusive com recomendação negativa da comarca de Alto Araguaia, o que resultou na suspensão do concurso público da Prefeitura Municipal de Ponte Branca, naquele Estado.
Ao recomendar a rescisão do contrato e a conseqüente suspensão do concurso público, o promotor de justiça de Orizona argumentou que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) promoveu análise dos termos do edital, sendo constatadas algumas improbidades.
Diante das recomendações, o prefeito de Orizona Felipe Dias determinou a suspensão do concurso. As provas seriam aplicadas no domingo, 11 de setembro.
(informações Célio Silva – Rádio Rio Vermelho)