O decreto que nomeia comissão para organização do concurso da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia foi publicado no Diário Oficial do Município da última terça-feira (27). A próxima etapa será a escolha da banca organizadora do certame, que oferecerá 700 vagas para o quadro efetivo, das quais 100 serão de início imediato e 600 para formação de cadastro reserva.
A comissão escolhida pela Prefeitura de Goiânia será composta por representantes da Secretaria Municipal de Administração, Procuradoria-Geral do Município e Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. Segundo o documento, a Comissão Auxiliar é formada por representantes da GCM e membros do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Goiânia e da Associação dos Servidores da Guarda Municipal de Goiânia, além de outras pastas. O objetivo é assegurar a eficiência e transparência do processo seletivo.
A fase seguinte à nomeação da comissão será o processo de avaliação das bancas examinadoras, considerando como critérios de escolha menor custo e compatibilidade com as exigências específicas do certame. O concurso segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Complementar nº 353, de 10 de junho de 2022.
De acordo com o artigo 26, o concurso deverá ser composto por seis etapas, incluindo prova objetiva e discursiva, avaliação médica, testes de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional. Esse último, com carga horária mínima conforme a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, é determinante para a aprovação final dos candidatos, que devem também atender aos requisitos de frequência e aproveitamento estabelecidos.