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Comurg corta diretorias e deve economizar R$ 3 milhões

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) está passando por uma reestruturação administrativa, que visa otimizar todos os recursos disponíveis. Segundo o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, essa reforma faz parte do plano de governo do município. “Concluímos um estudo que já vinha sendo realizado para que essa mudança fosse viabilizada. Serão otimizados os recursos de pessoal, infraestrutura e financeiros”.

 

O prefeito explica também que o número de diretores da Companhia foi reduzido para melhor efetivação do serviço. “Agora, apenas um diretor ficará responsável por todos os tipos de coleta. Ou seja, de lixo chamado domiciliar, seletiva, resíduos de construção civil e de corte de árvores”, diz Paulo Garcia

 

Os cortes com pessoal devem gerar aos cofres públicos uma economia mensal de R$ 3,28 milhões. A Comurg contava com dez diretorias, 2.311 cargos com gratificações, 427 servidores comissionados e 411 aposentados, que ainda prestavam serviços. Agora passa a ter seis diretorias, 1.792 cargos com gratificações, 290 servidores comissionados e não haverá mais funcionários aposentados. Esses serão afastados em processo escalonado, nos próximos três meses. Os gastos com a Comurg, que eram de R$ 5 milhões, passarão a ser, com a reestruturação, de R$ 1,7 milhão, ou seja, a economia será de R$ 3,28 milhões mensais.

Foram extintas as diretorias de Obras, Coleta Seletiva, Pessoal, Iluminação e a de Gestor Operacional e Material. A partir de agora, a Comurg funcionará com as seguintes diretorias e seus respectivos diretores:

Administrativa: Marconi Pimenteira; Financeira: Antônio Bauer Maciel; Urbanismo: Edmar Ferreira da Silva; Infraestrutura: Ademar Azevedo Soares; Coleta de Resíduos: Aílson Alves da Costa; e Planejamento: Heyler Luiz Leão.

Segundo o prefeito de Goiânia, essa reestruturação na Comurg, jamais feita antes na história da companhia, “faz parte de um planejamento que nós estamos perseguindo, ao longo do último ano, de uma otimização dos nossos recursos humanos e das nossas estruturas do organograma da administração”. De acordo com Paulo Garcia, esse trabalho será uma atualização que torne a administração da cidade mais contemporânea, mais produtiva e que produza resultados mais eficazes, que é o objetivo desta administração e, obviamente, é também o desejo da comunidade. “Com a nova situação organizacional – que na avaliação de uma equipe que trabalhou por alguns meses – os resultados serão todos otimizados”, garantiu o prefeito.

Veja abaixo o demonstrativo da reestruturação:

ATUAL REFORMA CORTE %
DIRETORIAS 10 6 4 40%
GRATIFICAÇÕES 2311 1792 519 22%
COMISSIONADOS 427 290 137 32%
*AFASTAMENTO (APOSENTADOS) 411 411 100%
VALOR GASTO COM OS ITENS ACIMA R$ 5.040.741,00 R$ 1.752.064,00 R$ 3.288.677,00 65%
FOLHA TOTAL R$ 27.684.134,87 R$ 24.395.457,87 R$ 3.288.677,00

 

 

Thais Dutra

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