Categorias: Cidades

Comurg orienta população sobre descarte correto de objetos cortantes

O descarte incorreto de objetos perfurocortantes como seringas, pedaços de vidros e lâmpadas que são colocados junto com o lixo doméstico causaram só neste ano, 180 acidentes, de acordo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). 

Cerca de 30% das ocorrência foram por seringas e o restante por caco de vidro, faca, espeto, lâminas em geral. Este problema tem causado sério impacto no serviço, devido à dificuldade de repor os profissionais para trabalhar nos setores e ainda coloca em risco a vida do trabalhador.

Esta atitude recorrente se agrava ainda mais com as festas de final de ano em que há o aumento de consumo de bebidas e a destinação errada dos materiais pontiagudos perigosos. 

Mesmo utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os servidores que realizam a coleta domiciliar acaba se acidentando quando os objetos cortantes estão mal acondicionados e ficam em média 15 dias afastados do serviço até o corte cicatrizar.

Nos casos que envolvem agulhas ou outro tipo de material biológico, apesar de o afastamento de apenas um dia por atestado médico, o risco é de contaminação bem maior para o coletor. 

Quando ocorre o incidente, o trabalhador é encaminhado ao Posto de Saúde específico para iniciar profilaxia, que é o tratamento contra AIDS, com coquetel seguido de uma série de exames para detectar alguma contaminação. Após esse procedimento, ele fica de repouso um dia e volta a trabalhar no dia seguinte. Mas o acompanhamento segue de 30 a 60 dias com mais exames e testes.

O Presidente da Comurg, Denes Pereira, pede aos cidadãos para tomar medidas simples e evitar que os coletores se machuquem. “Vidros e seringas devem ser enrolados em jornais ou colocados dentro de caixas de papelão lacradas com fita adesiva e só então serem descartados”. 

Denes afirma ainda que nos dois casos o morador pode escrever um bilhete dizendo do que se trata e colocar junto ao lixo onde se encontram os objetos ou entregar o material diretamente nas mãos do coletor.

Dicas de armazenamento

A situação pode ser evitada com cuidados diários. Então, para descartar seu lixo sem ferir os coletores da Comurg, fique atento a essas dicas:

Os objetos cortantes como lâmpadas, copos e louças dentre outros, devem ser enrolados com bastante jornal, revista ou papelão, assim, mesmo que quebrem, estarão protegidos garantindo total segurança;

A tampa serrilhada da lata de conserva é uma verdadeira faca. Dobre-a para dentro, assim a serrilha estará protegida pela própria lata;

Ao jogar pregos, parafusos, lascas de madeira e/ou objetos pontiagudos no saco de lixo, coloque-os em latas, embalagens plásticas (pet) ou embrulhe-os em grandes volumes de jornal.

Leia Mais:

Rayka Martins

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024