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Complexa, prova do Enem atinge nível de excelência, avaliam professores

THIAGO AMÂNCIO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A complexidade das provas de linguagens, matemática e redação do segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste domingo (6), mostra que o teste atingiu seu nível de excelência. A avaliação é de professores de escolas e cursos pré-vestibulares ouvidos pela reportagem.

Para a coordenadora pedagógica do Objetivo, Vera Antunes, as provas tinham questões de alto nível que exigiam muito dos candidatos. “Uma prova de vestibular completa, trabalhosa, com questões difíceis que demandam muita atenção”, diz Antunes.

Na avaliação dela, mais que conteúdos e conceitos, o grande diferencial da prova de linguagens foi a interpretação de texto. “Nada era de graça. Muitas questões complicadas, que pediam leitura atenta. A pessoa ficou cansada”, afirma.

O diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, ressalta a extensão dos textos e das questões. “A prova voltou a ter um tamanho maior, com textos longos e perguntas difíceis. Cobrou todos os gêneros textuais, peças de teatro, poesia, soneto, crônica, até texto publicitário”, avalia.

MATEMÁTICA

A prova de matemática, na visão de Tasinafo, aproximou-se mais da realidade dos alunos. “De todas que a gente teve, principalmente comparada à prova de ciências da natureza ontem, a de matemática é a mais contextualizada”, afirma.

Muitas perguntas envolviam probabilidade, porcentagem, gráficos, tabelas e geometria. Na opinião do professor Marcelo Carvalho, coordenador geral do Etapa, a prova de matemática foi mais próxima do ‘Enem clássico’.

“É uma prova de raciocínio lógico e interpretação, características muito valorizadas em universidades. Se ontem, as provas de física e química pediam mais conceitos, um Enem aproximado a vestibulares tradicionais, hoje tivemos o velho e bom Enem”, avalia. Da mesma maneira vê Thiago Dutra, professor do Anglo. “Sem surpresas, foi o estilo consagrado do Enem, com questões interdisciplinares que exigia conhecimento geral”, afirma.

A redação, cujo tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, também seguiu a linha de defesa dos direitos humanos do Enem, avaliam os professores.

Marcley Matos

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