Quem faz o curso de multimídia está apto a produzir, planejar, desenvolver e publicar conteúdos em meios eletrônicos e digitais. O profissional passa a ter uma visão estratégica para combinar sons, vídeos, animações e textos para websites, jogos eletrônicos, aplicativos de celular e qualquer outra mídia que suporte esses formatos. Existem vários tipos de curso multimídia. No Brasil, os principais são de nível técnico (aqueles realizados no Ensino Médio), de nível superior (tecnológico e bacharelado) e de pós-graduação lato sensu.
A modalidade mais oferecida no Brasil é a graduação tecnológica, que tem o objetivo de desenvolver habilidades mais técnicas e dura cerca de dois anos. Já o curso de bacharelado oferece uma visão mais ampla e possui mais disciplinas. Poucas faculdades oferecem esse tipo de curso no Brasil. A duração é de quatro anos. A pós-graduação lato sensu em multimídia dura cerca de 18 meses e é destinada a profissionais que já possuem uma formação e precisam se especializar. Algumas que podem ser citadas são jornalismo multimídia e design, computação gráfica e multimídia.
As disciplinas do curso de multimídia variam conforme o enfoque do curso e o tipo de formação, mas pode-se dizer que, além das matérias mais teóricas, os alunos são estimulados a desenvolver projetos laboratoriais e a dominar as principais ferramentas digitais. Design, desenvolvimento de aplicativos, marketing, produção de conteúdo em diversos formatos e aulas sobre o ambiente digital são comuns na grade curricular.
O mercado de trabalho para o profissional multimídia é amplo e está em ascensão graças às novas tecnologias. Empresas que contratam pessoas com essa especialização são veículos de comunicação, agências de publicidade e propaganda, desenvolvedoras de aplicativos e software, produtoras de vídeo e de conteúdo multimídia. Os centros urbanos possuem as melhores oportunidades.
O profissional pode atuar pesquisando novas tecnologias, dando consultoria em projetos de comunicação, produzindo conteúdos multimídia e estudando os melhores meios e formatos de se transmitir uma informação, sempre considerando os recursos tecnológicos disponíveis.