Publicidade
Categorias: Brasil
| Em 9 anos atrás

Como deixar seu pet mais confortável durante o verão

Compartilhar

Se você achou que o verão de 2014 foi quente, prepare-se para os meses que ainda seguem. Segundo o Instituto Climatempo, a estação mais quente do ano promete ter temperaturas ainda mais altas em 2015 – o que vem acontecendo. Assim como nós ficamos com calor, os animais também sofrem e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados especiais com eles. Veja abaixo como deixar seu pet mais confortável durante o verão.

Publicidade

Alimentação

Publicidade

Nos dias de calor, é comum o animal perder o apetite e passar a comer menos. Uma dica para que ele continue se alimentando bem é dar sua comida em um horário mais fresco. Como a ração industrializada pode nem sempre resistir ao calor, é fundamental deixá-la em um local arejado e remover possíveis restos de comida dos potes.

Publicidade

Cuidado com pulgas e carrapatos

A época quente e com maior índice de umidade é propícia para a proliferação de pulgas e carrapatos. Para evitar a infestação no animal, mantenha a pelagem bem curta e passe produtos anti-pulgas uma vez por mês. Para pets que fazem passeios constantes e vivem em quintal com vegetação, a aplicação deve ser quinzenal.

Publicidade

Hidratação

O animal precisa beber 60 ml de água por quilo que tiver. Se, por exemplo, um cão tiver 18 quilos, ele precisará tomar cerca de 1,1 litro por dia. Além disso, a água precisa ser trocada com frequência a fim de deixá-la sempre limpa e fresca.

  Passeios em horários alternativos

Nem todo mundo sabe, mas as patas dos bichinhos de estimação sentem a temperatura do chão. O ideal é não sair com eles entre às 10h e 16h, uma vez que, além do sol estar muito intenso, o chão pode estar fervendo, causando queimaduras nas patinhas. Principalmente para as raças de pelos mais longos, enquanto o pet estiver em casa, uma dica é deixá-lo na frente de um ventilador ou ar condicionado. Neste último caso, opte por modelos mais econômicos para não pesar na sua conta de luz.

Transpiração

Como cães e gatos não possuem glândulas sudoríparas para produzirem suor e equilibrarem a temperatura corporal, eles acabam recorrendo a outro mecanismo de resfriamento. Daí a abertura da boca e projeção da língua para fora, aumentando a entrada de ar. Como forma de evitar problemas, tais como vômitos e complicações cardíacas, deixe o pet em um lugar arejado, com sombra e água fresca.

Publicidade