A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou nesta terça-feira (21) um convite aos ministros da Agricultura, Blairo Maggi, da Justiça, Osmar Serraglio, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, para explicar aos senadores as acusações feitas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Carne Fraca, bem como seus efeitos.
A ação da PF, desencadeada na última sexta (17), colocou sob suspeita a qualidade da carne vendida no Brasil e tem gerado uma série de consequências econômicas, com a suspensão temporária de compras por parte de países exportadores.
O pedido decorreu da aprovação do requerimento da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Convites não denotam obrigatoriedade da autoridade em comparecer. Ainda não há informações se os ministros aceitaram falar à CAE, nem quando isso deve ocorrer.
Além dos convites aos ministros, os senadores aprovaram também um requerimento para a realização de uma audiência pública para discutir os efeitos da operação Carne Fraca com Blairo e Marcos Pereira. Nas audiências públicas, além dos senadores, integrantes da sociedade civil também podem participar. (Folhapress)