O tradicional festival goiano de gastronomia ‘Comida di Buteco’ completa 10 anos em 2017. A edição deste ano terá uma novidade, todos os petiscos concorrentes deverão trazer algum cereal incorporado na receita. O concurso será realizado de 14 de abril a 14 de maio e elegerá o melhor boteco da região metropolitana de Goiânia.
Para participar do concurso, os estabelecimentos criaram petiscos exclusivos, que vão passar pelo crivo do público e de um corpo de jurados. Cada concorrente será avaliado em quatro categorias – petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os botecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.
2017 é ano de CEREAIS
Por que um tema?
O tema criativo, utilizado em algumas edições do concurso, visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos botecos, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.
Por que cereal?
– O cereal está na base da cadeia alimentar do brasileiro do norte ao sul do País. Essa categoria de alimentos está nos primórdios da alimentação humana, desde que o homem começou a cultivar seus alimentos.
– No mundo todo, os cereais respondem como grupo alimentar mais consumido; em 2º lugar os vegetais e em 3º o leite. No Brasil, os cereais também são o número 1 da cadeia alimentar do brasileiro.
– Apresentam uma grande diversidade, portanto fonte rica para criação de receitas.
– Os principais cereais não sofrem com a sazonalidade no Brasil e existem várias opções de custo baixo, permitindo receitas criativas sem incremento no custo do petisco.
– Além da diversidade dos tipos de cereais, são inúmeras as possibilidades criativas para uso dos mesmos, permitindo assim uma amplitude na criação.
ALGUNS DOS PRINCIPAIS CEREAIS DISPONÍVEIS NO BRASIL: Arroz / Aveia / Cevada / Linhaça / Milho / Quinoa / Trigo
Tradição
Criado em 2000, em Belo Horizonte (MG), com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os botecos espontâneos/tradicionais, o Comida di Buteco tem se consolidado como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do ‘buteco’ e da cozinha brasileira, importante ícone de qualquer cultura nacional. Em 2016, o concurso inaugurou um importante marco na sua consolidação, tornando-se uma eleição nacional, com a premiação do melhor boteco do Brasil.
Serviço – Comida di Buteco 2017
Data: 14 de abril a 14 de maio
Local: Região Metropolitana de Goiânia
Site: www.comidadibuteco.com.br