O comércio varejista goiano vendeu 2,5% a mais em julho deste ano em comparação com o mês de junho. É o que apontam dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (10).
Na comparação com julho do ano passado, as vendas do comércio varejista tiveram acréscimo de 5,9%. Segundo o IBGE, esse aumento se dá pela queda observada no ano passado por conta das restrições impostas para conter a covid-19.
Conforme a pesquisa, esses resultados convergem para um crescimento acumulado de 4,6% no ano e de 3% nos últimos 12 meses. Já em nível nacional, o volume de vendas do varejo apresentou comportamento semelhante, com um crescimento de 5,7% na mesma base de comparação.
Vestuário puxa alta
Sete das dez atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram crescimento, mas a alta mais significativa foi no segmento de tecidos, vestuário e calçados, com 71%. A variação no ano já é de 48%.
Outra atividade que teve estaque foi Veículos e motos, partes e peças, que apresentou um crescimento de 50,1% em julho, sexta alta consecutiva, acumulando em 2021 um crescimento de 38,8%.
As atividades que apresentaram queda em julho de 2021 foram as de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-9,7%) e a de Móveis e eletrodomésticos (-15,2%).