Começaram ontem (16), no Polo 1 de Aparecida de Goiânia, as aulas gratuitas, intensivas, do Goiás Enem que abordam disciplinas abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com o governo do Estado, o retorno das aulas foi marcado pelo clima de expectativa e pelo auditório lotado.
“É fantástico ver o auditório cheio. Esse polo tem 300 alunos e a lista de espera é de 800”, disse o superintendente do Ensino Médio, Wisley Pereira. De acordo com o professor, já é estudada a possibilidade de aumentar o número de turmas. “O que oferecemos aqui é o mesmo molde de um cursinho, com professores de alto nível, só que de graça. Nossa expectativa é que no mínimo 20% dos matriculados conquistem vagas em universidades públicas”, ressaltou.
Esta é a quarta edição do Goiás Enem. O objetivo do programa é atender a pelo menos 4 mil estudantes da rede pública de ensino. Estudantes do cadastro de reserva podem ser chamados a qualquer momento caso haja desistência do aluno já matriculado ou não cumprimento da frequência mínima, que é de 75%.
As aulas são semanais e têm duração de quatro horas e meia. As disciplinas abordadas são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Neste ano, os municípios contemplados com o Goiás Enem são Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goianésia, Goiânia, Itumbiara, Novo Gama, Rio Verde e Trindade.