A partir dessa segunda-feira (12) os estudantes de Goiânia, Região Metropolitana de Goiânia (RMG) e Anápolis poderão realizar o cadastramento e o recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE). O governo de Goiás informa também que o último dia para fazê-lo será em 31 de agosto.
O superintendente da Criança e Juventude da Seds, Ricardo Costa, explicou que ainda haverá uma decisão das Secretaria de Educação e Saúde para detalhes sobre quais e quantos estudantes receberão as viagens do Passe Livre Estudantil (PLE).
“Quantos estudantes precisarem, o governo de Goiás estará fornecendo, agora sobre quantos estudantes isso será uma decisão da Secretaria de Educação que eu imagino em conjunto com a Secretaria de Saúde e com nosso governador também e isso vai ser divulgado pelo governador e Secretaria de Educação”, explicou Ricardo em entrevista à Rádio Bandeirantes, nesta segunda-feira (12).
O Passe Livre Estudantil dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo, ou seja, se o estudante não utilizar todos os créditos, ele receberá apenas uma recarga para completar as 48 viagens mensais. Neste período de pandemia, o PLE não ficou ativo para todos os alunos, ressalta Ricardo.
“Com a vinda da pandemia, nós tivemos a suspensão das aulas e devido a isso o Passe Livre Estudantil não ficou ativo para a maioria dos estudantes”, disse.
O superintendente destaca ainda que os estudantes vão pegar um documento nas escolas que são usados para prestar conta entre empresas e o governo.
“Na verdade ele vai pegar uma declaração na escola, a partir de hoje, que abrimos o prazo, a escola vai apresentar às empresas de ônibus, que terá um controle para prestar conta ao estado da ida desses alunos à escola e o retorno também”, conclui.