Começa nesta terça-feira (26) o período de inscrição nas bolsas de estudo para o segundo semestre ofertadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Governo Federal brasileiro, destinado a estudantes que desejam iniciar a graduação em cursos não gratuitos ofertados por instituições privadas de ensino superior. Nesta segunda edição do ano, são disponibilizadas 68.884 bolsas integrais (100%) e 105.405 parciais (50%), que totalizam 174.289 vagas em aproximadamente 1,5 mil instituições.
Na primeira edição deste ano, os estudantes concorreram a uma das 242.987 bolsas ProUni 2018. Destas, 113.863 garantiram benefícios integrais e 129.124, parciais. Mais de 2,5 milhões de estudantes foram beneficiados com as bolsas de estudo desde a criação do programa, em 2004.
O prazo para a inscrição Prouni 2018 corre até esta sexta-feira (29). O candidato deve cumprir diversos requisitos tais como: ter sido participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e, consequentemente, não ter obtido nota zero na redação e ter tido pontuação média 450 pontos nas avaliações.
Na próxima segunda-feira, 02 de julho, o resultado Prouni 2018 será disponibilizado com a convocação dos aprovados na primeira chamada. Segundo cronograma (disponível abaixo), a comprovação das informações acontecerá entre 02 e 10 de julho, momento em que devem ser apresentados os documentos necessários para a comprovação. Os aprovados na segunda chamada devem ser conhecidos em 16 do respectivo mês.
Caso o estudante não seja contemplado com as vagas do Prouni, existem programas como o Educa Mais Brasil, que oferta mais de 240 mil bolsas de estudo para o ensino superior em instituições privadas do país. Milhões de brasileiros já foram contemplados, a exemplo da estudante Nádia dos Santos Queiroz, de 33 anos. “Conheci o programa pela internet e a bolsa foi mais atrativa para mim porque consegui 50% de desconto”, destaca.
Prestes a iniciar o segundo semestre de Pedagogia em uma instituição de ensino próxima à sua casa, a estudante pontua que a localização da faculdade está entre os pontos positivos do benefício que conseguiu. “Eu moro longe do centro da cidade e também já tenho filho. A faculdade é perto da minha da minha casa e, desta forma, é bem melhor para estudar”, considera Nádia.
Para ser contemplado com uma das bolsas, é preciso ter finalizado o ensino médio, mas não é necessário ter realizado o Enem. O estudante pesquisa os cursos e descontos, que podem chegar a até 70% para graduação, no site do Educa Mais em parceria com o Diário de Goiás, e em seguida realizar a inscrição pela internet. (Educa Mais)
{nomultithumb}
Cronograma ProUni 2018 – Segundo Semestre