O pagamento do IPVA 2016 começa nesta terça-feira (26). De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), hoje, vence a primeira parcela para os veículos de placas finais 1, caso os proprietários queiram parcelar o valor de imposto em até três vezes. Na quinta-feira (28), vence a primeira parcela dos veículos com placas finais 2.
Para os veículos com placas finais 1, a data de vencimento da segunda parcela será no dia 25 de fevereiro, a terceira e o licenciamento anual vencem em março, em duas datas dependendo da dezena final da placa, assim distribuídas: vencimento dia 21 de março para placas finais 01, 11, 21, 31 e 41 e, no dia 23 de março para as placas finais 51, 61, 71, 81 e 91. Nessas duas datas de março também vencem a cota única (valor integral do IPVA) e o licenciamento para aqueles que optarem pelo pagamento à vista.
Segundo a Sefaz, os valores que constam nos boletos já estão com desconto de 50% concedidos pelo Governo de Goiás, a proprietários de caroos 1.0 e motocicletas de até 125 cc que não tenham débitos com o Detran, não tenham tido multa e não tenham se envolvido em acidente por negligência, imperícia, imprudência ou dolo nos últimos 12 meses.
Para manter o benefício, outro requisito é o pagamento em dia do IPVA, em todas as parcelas. “O proprietário pode ter as duas primeiras condições, porém, se perder o prazo de pagamento, perde o desconto”, alerta o coordenador do IPVA da Secretaria da Fazenda, Cecil Bulhões.
Quem se inscreveu no programa Nota Fiscal Goiana até o dia 31 de dezembro de 2015 também terá 5% de desconto no IPVA. Os descontos são cumulativos e ambos são discriminados no boleto de pagamento.
As pessoas que não receberam o boleto do IPVA pelos Correios, devem se dirigir a uma agência do Vapt Vupt ou, ainda, emitir o documento pelo site da Sefaz.
Leia mais