Foram iniciadas na semana passada as Operações “Noite Mais Segura” e “Duas Rodas”, que visam reduzir o número de homicídios em Goiânia, sobretudo nos bairros mais perigosos.
De acordo com o tenente-coronel Brasil, a Operação Noite Mais Segura acontece no período noturno quando a incidência de crimes é maior e também nos bairros onde possuem mais ocorrências de homicídio.
Já a Duas Rodas tem como principal objetivo abordar os motociclistas. “Segundo dados levantados pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), grande parte dos crimes de homicídio e roubo é praticada por marginais que utilizam a motocicleta para fuga”, explica o tenente-coronel. Brasil também fala que cinco armas de fogo já foram apreendidas com motociclistas abordados na operação.
Além disso, também foram aprendidos 38 veículos em situação irregular, drogas e recapturados quatro foragidos da Justiça. “Com isso, temos conseguido diminuir a criminalidade. Durante três dias não houve homicídio na capital e em cinco dias tivemos apenas um registro”, diz o tenente.
Brasil também destacou que com ações preventivas, ou seja, melhorando o policiamento e aumentando o número de policiais nas ruas, a população passa a se sentir mais segura. “As ações são, basicamente, a realização de abordagens de pessoas com atitude suspeita. Também aumentamos a quantidade de bloqueio e de abordagem a estabelecimentos comerciais”, conta.
QUEDA DO NÚMERO DE HOMICÍDIOS
Só em junho deste ano 77 pessoas foram mortas. A expectativa para o mês de julho é reduzir o índice de criminalidade. “A nossa previsão é de que não cheguemos nem a metade do número do mês passado. Só por não haver ocorrência de homicídio em três dias, já houve uma queda”, afirma.
BAIRROS MAIS VIOLENTOS DE GOIÂNIA
De acordo com informações, foram levantados pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO) dados que selecionam 15 bairros como os mais perigosos da capital. Segundo o tenente-coronel Brasil, os quatro setores com os maiores índices de homicídio são o Jardim Novo Mundo, Jardim Guanabara, Setor Pedro Ludovico e Centro. “Já estamos desenvolvendo ações estratégicas e cirúrgicas nesses bairros, com um reforço considerável durante o período noturno”, explica o tenente.