Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Comandante da Guarda Civil Metropolitana afirma que quadro de efetivos é baixo

Compartilhar

Em entrevista a Vinha FM na manhã desta quarta-feira (11), o novo Comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, José Eulálio Vieira afirmou que atualmente o efetivo está reduzido, em torno de 1390 guardas. Ele afirma que anteriormente o efetivo chegava a 2100 guardas.

Ele ainda comentou que ao contrário do que vinha sendo divulgado pela outra gestão, o quadro de efetivos operacionais está no entorno de 200, 230 guardas diários.  “Após a posse estamos vendo uma realidade diferenciada. Tirando o efetivo morto, que são os que estão de licença médica, os que estão a desvio de função, nós podemos dizer hoje que diário nós contamos com entorno de 200, 230 guardas” disse.

Publicidade

Apesar de ser inspetor há mais de 14 anos, o Comandante não fazia parte diretamente da gestão anterior, ele trabalhava na área regional. Ele afirma que só tinha conhecimento do efetivo de sua regional.

Publicidade

Questionado sobre as futuras ações frente a Guarda Civil, o Comandante conta que está analisando o que a guarda possui de efetivo, estrutura e equipamentos. Ele ainda ressalva a importância de adquirir novos equipamentos eletrônicos, como câmeras de segurança.

Publicidade

“Para aumentar o efetivo precisamos trabalhar hoje com equipamentos eletrônicos, como câmeras, principalmente no período noturno. Os equipamentos são para evitar furtos, roubos e o vandalismo nas unidades escolares e de saúde. A curto prazo fica muito caro, mas a longo prazo vai se tornar muito barato, mais do que a contratação de novos componentes para a guarda civil” disse.

O Comandante ainda reforçou a parceria com o Prefeito Iris Rezende que disse durante a solenidade de transferência de comando da Agência da Guarda Civil Metropolitana que daria atenção a guarda.

Publicidade

“Nós estamos ainda analisando toda a situação da guarda para que a gente possa levar um diagnóstico para o Prefeito Iris Rezende, para ele ter conhecimento da realidade da guarda e ver o que ele pode nos ajudar. Ele deixou bem claro que vai dar tudo que a prefeitura tiver condições de ajudar a guarda civil metropolitana” afirmou. 

Leia Mais:

Publicidade