Foi no sufoco e com muita emoção, mas o São Paulo conquistou no seu último jogo na 1ª Fase, a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Jogando na altitude de La Paz, a equipe tricolor empatou com o The Strongest da Bolívia por 1 a 1 e ao lado do River Plate avançaram no Grupo 1 da competição.
O time boliviano saiu na frente no marcador com um gol de Cristaldo aos 28 minutos do 1º tempo. Ainda na etapa inicial, o empate do São Paulo com Calleri de cabeça. Foi o 8º gol do argentino que é o principal artilheiro da Libertadores.
No finalzinho da partida, já nos acréscimos da arbitragem, o goleiro Dênis que falhou no gol do The Strongest foi expulso de campo após receber o segundo cartão amarelo por retardar o jogo.
Como todas as substituições já tinham sido processadas, o zagueiro Maicon teve que ir para o gol, dando contornos dramáticos a classificação do São Paulo que vai enfrentar o Toluca do México na sequência da competição.
Após o apito final do árbitro chileno Roberto Tobar, uma confusão entre jogadores dos dois times, sobrou para o atacante Calleri que foi expulso.
Ficha Técnica – The Strongest 1×1 São Paulo (Copa Libertadores)
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz, Bolívia
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Auxiliares: Francisco Mondria e Raul Orellana (ambos do Chile)
The Strongest – Vaca; Bejarano, Marteli, Maldonado e Cristaldo (Ramallo); Chumacero (Neumann), Veigaza e Castro; Wayar, Escobar e Alonso (Torres)
São Paulo – Denis; Bruno (Caramelo), Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Hudson, Thiago Mendes e Wesley; Kelvin, Michel Bastos (Ganso) e Calleri (Alan Kardec)