Com mais uma onda de calor em Goiás, desta vez, a preocupação é também com a baixa umidade relativa do ar, que associada às altas temperaturas traz riscos ainda maiores à saúde. O boletim metereológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) aponta temperatura máxima de até 40ºC em algumas regiões do estado e umidade que pode bater os 14%.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica que a umidade ideal para a saúde das pessoas deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o nível de atenção. Diante do cenário de tempo seco e quente, a Defesa Civil de Goiânia emitiu alerta de risco para que a população redobre os cuidados com a saúde e para prevenção de incêndios florestais.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Robledo Mendonça, destaca que nesse período é fundamental que os cidadãos colaborem. “Com ações preventivas e reativas, a Defesa Civil de Goiânia continua trabalhando independente das condições climáticas. Nesse período de calor extremo, a prevenção e o cuidado com a saúde são fundamentais”, reforça.
Confira as orientações para dias de calor e baixa umidade do ar:
- Procure manter o corpo sempre hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e de doentes;
- Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
- Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e as 17h;
- Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de dormir;
- Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
- Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas;
- Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;
- Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar-condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;
- Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis, cortinas e carpetes;
- Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Dê preferência a aspiradores ou panos úmidos;
- Ligue ventiladores de teto no modo “exaustor”, com ar direcionado para cima. Ligados para baixo, no modo “ventilação”, esses equipamentos levantam a poeira, que se mistura no ar;
- Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz.
Confira orientações para prevenir incêndios florestais:
- Nunca descarte lixo em áreas de vegetação, especialmente materiais inflamáveis como vidros, plásticos ou latas, que podem iniciar incêndios ao entrar em contato com o sol.
- Não jogue pontas de cigarro acesas em locais secos ou pela janela do carro. Esse gesto aparentemente inofensivo pode desencadear um incêndio de grandes proporções.
- Propriedades e terrenos próximos a áreas verdes devem ser mantidos limpos, com o mato cortado, e livres de materiais inflamáveis.
Se um incêndio for avistado, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (153) assim que detectar um foco de incêndio. Informe a localização exata para que o combate seja rápido e eficaz.
Previsão do tempo
Conforme a Cimehgo, a “onda de calor” estará atuando com maior intensidade nos Estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas vai influênciar também com aumento nas temperaturas no Estado de Goiás. O destaque é para as regiões Oeste e Sudoeste de Goiás. A Umidade relativa do ar estará em queda no período da tarde podendo chegar a 14%.
Na capital, há predomínio de sol com temperatura máxima podendo chegar aos 36ºC e umidade relativa do ar variando entre 14% a 60%. Porangatu, Jataí e Rio Verde, podem chegar aos 37ºC. Araguapaz pode bater os 38ºC nesta segunda-feira (19).