O Bayern de Munique aproveitou o favoritismo e a vantagem numérica de jogadores em campo para sair em vantagem nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira (20), a equipe alemã venceu o Besiktas por 5 a 0, com gols de Thomas Muller (dois), Coman e Lewandowski (dois), no Allianz Arena.
Os turcos, que voltaram a disputar o “mata-mata” do torneio europeu depois de 31 anos, atuaram com dez atletas desde os 15 minutos do primeiro tempo, após a expulsão do zagueiro Vida.
O resultado deixou o Bayern em situação mais do que confortável para a partida de volta, dia 14 de março, na Arena Besiktas. A equipe alemã pode perder por até quatro gols de diferença para alcançar as quartas de final.
Os alemães também ampliaram a supremacia sobre os adversários atuando em casa. São 20 vitórias nas últimas 21 partidas disputadas no Allianz Arena.
Autor do segundo gol e criador da jogada que originou o primeiro tento de Muller, o meia francês Coman foi um dos destaques do Bayern na partida, equilibrando habilidade e efetividade ofensiva.
No primeiro tempo, com o placar ainda zerado, ele exigiu de Fabri uma bela intervenção em chute colocado de fora da área, aos oito minutos. Atuando pelo lado direito da defesa do Besiktas, Coman não deu sossego para o lateral brasileiro Adriano, que perdeu quase todas as disputas na defesa, sendo o pior em campo.
Além de lidar com o favoritismo do adversário, o Besiktas ainda precisou se virar no Allianz Arena com dez jogadores a partir dos 15 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro croata Vida foi expulso ao fazer falta por trás em Lewandowski.
O atacante do Bayern aproveitou um erro de passe de Hutchinson na defesa e partia de frente para o gol quando foi derrubado perto da entrada da área. Na sequência, James Rodríguez chutou a cobrança de falta para fora.
Ironicamente, o Besiktas quase marcou em Munique na jogada seguinte ao cartão vermelho. Kimmich se equivoca no recuo à defesa, Vagner Love recupera a bola, dribla Boateng, mas se desequilibra na hora de finalizar e, de bico, manda por cima do gol de Ulreich.
Depois de tanto pressionar o visitante, o Bayern abriu o placar aos 42 minutos. Pela esquerda, Coman deixou Adriano para trás e cruzou rasteiro. A bola sobrou para Thomas Muller, que deu um sutil toque na bola, o suficiente para passar por baixo do goleiro Fabri.
Na etapa final, o Bayern aumentou a diferença aos 8min, com Coman. Muller marcou o terceiro dos alemães, 21min, escorando cruzamento de Kimmich pela direita. O meia-atacante alemão chegou ao 12º gol marcado em oitavas de final da Liga dos Campeões. Apenas Messi (22) e Cristiano Ronaldo (19) anotaram mais tentos na mesma fase do torneio. Muller também é o maior artilheiro do Bayern em torneios europeus, com 42.
O quarto gol do Bayern saiu aos 34min, com Lewandowski, em assistência do zagueiro Hummels. Aos 43min, o time alemão ainda completou a goleada, também com Lewandowski, após passe de Muller.
BAYERN DE MUNIQUE
Ulreich; Kimmich, Boateng, Hummels, Alaba; Javi Martínez, Vidal (Tolisso), James Rodríguez (Robben), Coman (Ribery), Thomas Muller; Lewandowski. T: Jupp Heynckes
BESIKTAS
Fabri; Adriano, Pepe, Vida, Erkin (Gonul); Hutchinson, Medel (Arslan), Anderson Talisca; Quaresma, Babel, Vagner Love (Tosic). T.: Senol Gunes
Estádio: Allianz Arena, em Munique (Alemanha)
Juiz: Ovidiu Ha?egan (Romênia)
Cartões amarelos: Lewandowski (Bayern); Quaresma, Pepe (Besiktas)
Cartões vermelhos: Vida (Besiktas)
Gols: Thomas Muller, aos 42min do primeiro tempo; Coman, aos 7 do segundo tempo; Thomas Muller, aos 20 do segundo tempo; Lewandowski, aos 33 e aos 41min do segundo tempo