Goiânia utilizará os inquéritos sorológicos para regionalizar as ações de combate à Covid-19 na capital. Com dados de todos os sete distritos sanitários, medidas localizadas poderão ser tomadas em regiões com taxa de contaminação mais alta.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou três etapas do inquérito, feitas a cada 15 dias. Com as estatísticas em mãos, a intenção é localizar focos de contágio.
“Se numa etapa, tenho uma positividade x num distrito e outra mostra números maiores, significa que aquele distrito está aumentando (a contaminação). Nos deslocamos até esse distrito e buscamos as situações de maior chance de disseminação, fazendo então o bloqueio daquela região. As nossas próximas ações estarão baseadas em mais instrumentos”, disse a secretária Fátima Mrué.
A SMS está finalizando o processo de compra de 100 mil testes. Atualmente, conforme a pasta, já foram aplicados 40 mil testes para diagnóstico da Covid-19 em Goiânia. Além disso, testes rápidos, que medem antígenos no corpo, também serão adquiridos. Esses serão usados em locais de maior aglomeração, como feiras e terminais, e poderão servir para rastrear a cadeia de contágio.