O governador Ronaldo Caiado participou, na noite desta segunda-feira (15), do lançamento de mais uma edição do maior evento de tecnologia de Goiás, a Campus Party 2023, que será realizada entre os dias 7 a 11 de junho, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. Para este ano, a expectativa de público é de mais de 150 mil pessoas.
“O que nós queremos criar em Goiás é uma cultura no sentido de que a inovação e a tecnologia cheguem nas mãos das pessoas mais simples, qualificando os jovens para serem competitivos amanhã no mercado”, disse o governador sobre o investimento da atual gestão na área.
O tema desta edição será Mobilidade e Cidadão Conectado. Em três palcos diferentes, serão realizadas atividades em áreas como empreendedorismo, exploração espacial, metaverso, games, programação e robótica.
Uma das principais novidades neste ano será o transporte oferecido pelo governo estadual em conjunto com a RedeMob. Dois ônibus elétricos vai atender, de forma gratuita, a linha Praça Universitária – Praça Cívica – Passeio das Águas.
De acordo com o Secretário da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, a disponibilização do transporte será uma forma de testar os veículos elétricos com passageiros. “Os testes feitos antes foram apenas do próprio veículo, como ele funciona e tudo. Agora a gente vai fazer carregando passageiros, já temos a segurança necessária para que isso seja feito”, explica.
Ainda de acordo com o secretário os veículos vão utilizar o corredor do BRT, no corredor onde liga Praça Cívica e Passeio das Águas. O secretário ressalta que os veículos são ônibus disponibilizados para testes. “Mas certamente não demorará muito para termos os nossos funcionando”, destaca.
Ainda sem previsão de divulgação do edital dos ônibus elétricos no Eixo Anhanguera, Adriano Rocha disse que ainda está sendo avaliado os detalhes. Segundo ele esse tempo de demora, serve também para ganhar tempo.
“Estamos fazendo uma análise e pegando todos os pontos que geraram algum potencial de risco para que a gente mitigue, algumas coisas levam um pouco mais tempo para entender como funciona todo esse processo de financiamento dos ônibus elétricos”, ressalta Adriano.
A participação dos estudantes deverá ser recorde, com a distribuição de 5 mil pulseiras “Day Pass” para alunos e alunas das redes pública e privada, além jovens que integram o programa Aprendiz do Futuro.
Por tudo isso, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, acredita que a Campus Party é uma importante ferramenta de promoção do conhecimento. “O evento acaba sendo o primeiro contato de uma moçada com a tecnologia. O governador Ronaldo Caiado está colocando a Campus Party como projeto prioritário de governo e dando todo apoio à ciência, tecnologia e inovação”, expressou ele.
“Goiás, hoje, tem condições de se desenvolver e competir com qualquer país de primeiro mundo justamente pelo grande investimento destinado na ciência e na tecnologia. A Campus Party acaba funcionando como uma âncora para esse desenvolvimento”, analisou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
“Ficamos muito felizes de vir para cá. A Campus Party se propõe a dar oportunidades aos jovens. Estamos conseguindo, juntos, proporcionar isso para cada uma das pessoas aqui de Goiás, do entorno e também do Brasil inteiro”, celebrou o CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.
A programação da Campus Party 2023 inclui duas arenas de workshops e uma arena de desafios. Também há espaço para games, com campeonatos, freeplay e simuladores. O evento conta com uma arena de drones e o Campus Kids, destinado às crianças.
O Governo de Goiás participa ainda com dois estandes, sendo um específico para apresentação das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). Haverá totens da Secti, do Expresso, Espaço de Profissões das EFGs e área instagramável.
As exposições de projetos e programas de ambientes de inovação, incubadoras, parques tecnológicos e HUBs recebem apoio do Governo de Goiás. A maratona de programação Hackathon Low Code vai atender quase 300 alunos e professores da rede estadual e das EFGs, com o objetivo de estimular os estudantes a pensar em soluções para problemas da sociedade.
Além do transporte gratuito, o Governo de Goiás prepara outras novidades para o evento: