O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) pede doação de sangue qualquer tipo. O estoque do Banco de Sangue da Unidade de Urgência e Emergência atingiu baixa de 60% no mês de agosto.
De acordo com o Gerente Médico do Banco de Sangue do Hugol, Adriano Arantes, o estoque atual é crítico. A unidade, que normalmente opera com uma média de 420 bolsas no estoque, hoje conta apenas com 168 bolsas.
O médico explica que a queda do estoque se deu devido a uma alta demanda nos últimos dias. “Tivemos uma queda nas doações durante os meses de junho e julho e, ao mesmo tempo, um aumento de 20% no número de transfusões realizadas no hospital. Para se ter uma ideia, só na última semana, a unidade realizou 291 transfusões de sangue”, explicou.
Diante da necessidade urgente para continuar atendendo a demanda de pacientes, o Hugol pede apoio da população para regularização do estoque, com doações de qualquer tipo sanguíneo. As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h.
A unidade de saúde ressalta que não há necessidade de agendamento para realizar a doação, basta comparecer a unidade no horário de funcionamento, seguindo os critérios para a doação de sangue. Para ser doador é necessário passar por uma triagem que respeita critérios de proteção, tanto para doadores quanto receptores. Em caso de dúvidas ou necessidade de maiores informações, é só entrar em contato com a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, pelo número: (62) 3270-6662 ou pelo WhatsApp: (62) 3270-6661.