Mundo

Com aumento de casos de covid-19, Opas pede que países aumentem capacidade hospitalar

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da OMS nas Américas, pediu aos países americanos que aumentem a capacidade hospitalar para atender a crescente demanda de casos de covid-19 na região.

Segundo a diretora da Opas, Carissa Etienne, “os números e as tendências deixam claro que nossa região deve redobrar as medidas preventivas, especialmente na preparação para celebrações de fim de ano. Agora não é hora de relaxar”, disse em coletiva de imprensa.

Em alguns países, “precisamos mais uma vez de esforços coordenados para aumentar a capacidade dos hospitais nas áreas mais afetadas porque, quando os hospitais não podem acomodar todos os doentes, muitos morrerão à espera de atendimento”, ressaltou a diretora.

O aumento contínuo de infecções na América do Norte com a chegada do inverno é preocupante, porque “as pessoas podem ser tentadas a se reunir em ambientes fechados e áreas mal ventiladas – as condições perfeitas para o vírus se espalhar”, alertou Etienne. Na América Central, Honduras e Guatemala estão observando aumentos nas áreas afetadas pelos recentes furacões, enquanto o Panamá continua registrando uma alta incidência de casos.

A situação da América do Sul também é preocupante. “Com o número de casos e mortes aumentando, o sistema de saúde do Brasil está sob pressão e os hospitais estão lotados em algumas áreas. Também estamos observando aumentos de casos e mortes em áreas da Colômbia na fronteira com a Venezuela e o Equador”, enquanto o Paraguai enfrenta um aumento no número de infecções, explicou Etienne.

Vacina

Segundo a Opas, os países precisam se preparar e se planejar para distribuir vacinas contra a doença. “Temos esperança de que as vacinas contra a covid-19, que em breve chegarão ao mercado, ajudem a conter a pandemia, mas isso levará tempo e um planejamento antecipado”, pontuou Etienne.

Ela ressalta que não haverá doses suficientes para todos no início, “então o objetivo é salvar vidas usando a primeira implantação para alcançar os mais vulneráveis ​​a desenvolver formas graves de covid-19”.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024

Acidente em Vinhedo: Cristais de gelo pode ser uma das hipóteses da queda da aeronave

As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283,…

11/08/2024

Preso homem que ludibriava idosos em caixas eletrônicos e aplicava golpes em Uruaçu

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Uruaçu,…

11/08/2024

Brasil fecha participação em Paris 2024 com histórias inspiradoras e mulheres no topo

O Brasil termina os Jogos Olímpicos Paris 2024 com muitos motivos para se orgulhar. Do…

11/08/2024

GoiásFomento promoverá a Semana do Crédito em Catalão a partir desta segunda (12)

Entre os dias 12 a 16 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da…

11/08/2024