A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de Goiânia informou que 64% da obra de construção do Viaduto Lauro Belchior, chamado de ‘Viaduto da Enel’, já foi executada. A previsão da pasta é que a estrutura seja entregue em outubro deste ano.
O viaduto vai ligar o Setor Leste Universitário, pela Rua 117, ao Jardim Novo Mundo, Avenida Ribeirão Preto, passando sobre a BR-153.
Em breve, um guindaste vai lançar as oito vigas do viaduto sobre a rodovia, na altura do km 498. Cada uma delas tem 54 metros de comprimento, 2,50m de altura por 0,50m de largura, pesando 37,5 toneladas cada uma.
Ao todo serão 300 toneladas de vigas de aço para dar sustentação à pista. O viaduto em estrutura mista, com longarinas metálicas e demais elementos em concreto armado, tem 20 metros de largura.
No local, as etapas de terraplenagem já estão concluídas, assim como o muro de contenção, montagem das vigas metálicas, escavação, nivelamento e compactação das camadas de aterro. Estão sendo executadas a pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, calçada acessível e obras complementares.
O comprimento total do viaduto será de 53,84 metros com as duas pistas de veículos de cada lado e a passarela de pedestres em toda a sua extensão.