Em uma vitória do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL) foi eleito nesta terça-feira (14) presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa.
A posição, a que Collor não teria direito pelo tamanho de seu partido no Senado, havia sido prometida pelo peemedebista ao ex-presidente da República, o que despertou insatisfação no PSDB -que temia ser desalojado de uma das comissões para que o acerto fosse cumprido- e em parte da própria bancada de Renan.
O acordo facilita uma aliança entre os dois grupos -o de Renan e o de Collor- nas eleições de 2018, quando tanto o peemedebista quanto seu filho, o governador Renan Filho, devem tentar a eleição.
O petista Jorge Viana (AC) será o vice de Collor na comissão. A dupla foi eleita por aclamação, sem necessidade de votação.
Além de Collor, foi eleito também nesta terça o senador Tasso Jereissati (PSDB-CR) como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos. A eleição fazia parte-se acordo do presidente da Casa, Eunicio Oliveira (PMDB-CE), para atrair apoio dos tucanos em sua eleição em fevereiro. (Folhapress)