A partir do mês de agosto, a Coca-Cola Brasil, a Ambec e a PepsiCo ajustarão o portifólio de bebidas vendidas diretamente às cantinas de escolas no país. A principal mudança é que as empresas não comercializarão refrigerantes com as escolas para crianças de até 12 anos (ou com maioria de crianças até essa idade), apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos.
As mudanças no portifólio de bebidas têm como referência diretrizes de associações internacionais. As empresas dizem reconhecer seu papel na obesidade das crianças, que eles chamaram de problema complexo.
De acordo com as empresas, as crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo. Com isso, Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo entendem que devem auxiliar os pais ou responsáveis a moldar um ambiente em escolas que facilite escolhas mais adequadas para crianças em idade escolar, assim como estimular a hidratação e a nutrição, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.
As três empresas também estão trabalhando com a ABIR (Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas) para que essas diretrizes de venda de bebidas a escolas sejam um compromisso de todo o setor.