Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

CNA premia Goiás como o estado que mais protegeu nascentes

Compartilhar

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) foram homenageados, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, como o estado que mais protegeu nascentes no Brasil.

Publicidade

O motivo foi o trabalho que as duas entidades realizaram durante o ano em prol da preservação da água, participando ativamente do Programa Nacional Proteção de Nascentes.

Publicidade

Desde que a iniciativa foi lançada, protegeu-se em âmbito nacional em torno de 1.760 nascentes, sendo que destas 666 no estado de Goiás.

Publicidade

A iniciativa faz parte das ações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Administração Central do Senar, que em março deste ano fizeram o lançamento nacional do Programa com o objetivo de proteger e recuperar nascentes em todo o Brasil, envolvendo a participação de todos os estados.

Em Goiás, os municípios de Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Orizona, Itaberaí, Silvânia, Rubiataba, Alexânia e Trindade, entre outras. As nascentes, localizadas em 66 municípios, foram cadastradas e protegidas, e agora seguem sendo monitoradas.

Publicidade

Durante evento na CNA, o presidente do Conselho Administrativo da entidade, José Mário Schreiner, fez questão de ratificar a importância da iniciativa, apontando o objetivo da entidade: mostrar à população a preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e a preservação da biodiversidade brasileira.

Etapas do programa

O Programa é composto por 5 etapas: identificação da nascente, cercar o local, limpeza da área, controle da erosão e replantio de espécies nativas. A meta nacional é proteger mil nascentes até o final do ano. Em Goiás, o objetivo é recuperar cerca de 200 nascentes.

(com informações da Faeg Senar)

Publicidade