A partir de uma abordagem psicossocial, a Clínica da Mulher de Senador Canedo promove práticas terapêuticas coletivas entre membros da comunidade. O objetivo da ação, que é feita entre parceria da Secretaria Municipal de Saúde do município, é a construção de redes sociais solidárias para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social, de forma gratuita e acessível.

Segundo relata o diretor da unidade, Johnny Carter, o objetivo da ação é fortalecer os vínculos e promover a qualidade de vida dos pacientes. “Estamos trabalhando para oferecer bem-estar para toda a população e esses grupos são ambientes seguros para compartilhar as experiências de vida e sabedoria, de forma horizontal e circular”, afirma o diretor.

Publicidade

Além da Clínica da Mulher, a prefeitura de Senador Canedo também promove diversos atendimentos psicossociais para a população em geral, inclusive nas unidades dos Centros de Atenção Psicossociais (Caps). Os serviços e acompanhamentos em saúde mental são de caráter aberto e comunitário voltados a pessoas com sofrimento psíquico, incluindo aqueles decorrentes de necessidades advindas do uso de álcool, crack e outras substâncias.

Publicidade

O atendimento na Clínica da Mulher acontece todas as quintas e sexta-feiras, às 9 horas, por meio de agendamento pelo Sisreg Terapeuta Comunitária Integrativa. Para se consultar, os pacientes precisam ser maiores de dezoito anos. Já nos Caps, o atendimento é diário, e as unidades atendem das 8 às 17 horas, a partir de encaminhamento da assistência social ou de uma Unidade Básica de Saúde.

Publicidade