Categorias: Cidades

Cirurgiões-dentistas credenciados ao IMAS paralisam atividades na próxima semana

Cirurgiões-dentistas credenciados ao Instituto de Assistência Social dos Servidores de Goiânia (Imas) decretaram em assembleia que vão paralisar atendimentos a partir da próxima quinta-feira (29). A paralisação é por tempo indeterminado, até que o IMAS faça os pagamentos ou no mínimo uma negociação seja feita. O Diário de Goiás informou que a média de atrasos é de seis meses. A prefeitura contesta a reclamação dos profissionais.

De acordo com o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (Soego), a intenção é pressionar o Município a quitar os débitos com os profissionais, dos anos 2015, 2016 e 2017, que estão acima da casa de R$ 1 milhão.

“Em um primeiro momento é uma tentativa de paralisar para que a prefeitura tenha sensibilidade e possa estar revendo, estabelecendo um calendário que seja cumprido. Agora, se continuar, a tendência é as pessoas abandonarem, assim como alguns já fizeram isso individualmente. Isso pode acontecer em um futuro mais distante”, explicou o vice-presidente do Soego, Antônio Bauer.

Além dos atrasos no pagamento, a categoria reclama que vem sofrendo com as glosas lineares nas faturas, que atinge até 20%; Há queixa dos profissionais de forma aleatória sem critério definido, dentre outras irregularidades.

“É uma bagunça tão grande que a gente sequer consegue fazer esse diagnóstico. Tem profissionais que não receberam o mês de agosto do ano passado, outros não receberam novembro, dezembro, e outros que ainda este ano não receberam nenhuma fatura. Alguns receberam até o mês de março. O que está mais em dia, que recebeu mais do Imas tem três meses de atraso”, disse Antônio Bauer.

Alegações

Diferente do que foi informado pelo Sindicato, a assessoria de imprensa do Imas afirmou que os pagamentos referentes ao ano passado e janeiro e fevereiro de 2017 foram realizados e que em relação a março, a quitação foi iniciada. A probabilidade é de que o pagamento de março seja concluído até a próxima semana “ainda dentro do prazo legal de 90 dias estipulado para o pagamento”.

Leia nota divulgada pelo Imas:

A diretoria do Órgão esclarece que os pagamentos de responsabilidade da atual gestão, referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado, e de janeiro e fevereiro de 2017, foram todos realizados tempestivamente. Quanto ao mês de março do corrente ano, o IMAS já iniciou o pagamento e a quitação de todas as faturas deve ocorrer até a próxima semana, ainda dentro do prazo legal de 90 dias estipulado para o pagamento. Esclarece, ainda, que a falha na documentação dos credenciados, e que porventura apresentem restrições fiscais, impede, por força legal, o pagamento pelo IMAS. Impende informar, também, que é possível que algumas pessoas jurídicas, que tiveram contratos vencidos ou extrapolado o limite de pagamento para esses contratos, estejam aguardando a renovação do instrumento legal para que assim possam receber seus créditos.

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024

Acidente em Vinhedo: Cristais de gelo pode ser uma das hipóteses da queda da aeronave

As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283,…

11/08/2024

Preso homem que ludibriava idosos em caixas eletrônicos e aplicava golpes em Uruaçu

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Uruaçu,…

11/08/2024