Na manhã desta quarta-feira (24) o médico-cirurgião pediátrico e deputado federal Zacharias Calil recebeu para mais uma consulta as gêmeas siamesas Valentina e Heloá. Para registrar esse momento estiveram presentes dois jornalistas do canal inglês Barcroft Studios, que está produzindo um documentário registrando a história da família em busca da cirurgia de separação. A TV inglesa começa, assim, o registro do caso das irmãs paulistas e vai acompanhar o ato cirúrgico e o pós cirúrgico, devendo rodar a matéria em episódios na Inglaterra.
Durante a consulta o cirurgião explicou o passo-a-passo da cirurgia para a família utilizando um biomodelo, criado por ele, que possui o formato e tamanho real da estrutura óssea das crianças. Através do biomodelo a equipe estuda e prepara o passo-a-passo para o dia do procedimento.
A cirurgia da Valentina e Heloá se tornará a 21ª de separação de gêmeos realizada por Zacharias em sua carreira médica, juntamente que sua equipe. Esse histórico de cirurgias e demais realizações do médico rendeu a Calil uma indicação ao Prêmio Nobel de Medicina, pela Câmara Federal e Senado Federal.
Apesar da necessidade da correção do aparelho digestivo, foi constatado um bom estado de saúde das duas crianças, Valentina e Heloá, que também compartilham a vascularização do fígado. O restante dos órgãos está em bom estado e separados, a única diferença está em um dos rins da gêmea Valentina, que se encontra localizado na bacia. “É uma má formação que precisará também ser corrigida”, explicou o médico.
“O restante é praticamente normal”, pontua Zacharias Calil. Porém, a parte mais complicada da cirurgia será a correção do aparelho digestivo. “Há uma bexiga de cada lado, e o intestino desce no meio. E só sai por um orifício, que é bastante estreito, que terá a necessidade de uma cirurgia plástica”, porém isto vai acontecer somente depois que as crianças ganharem “muito peso”.
As irmãs, hoje com 1 ano e 5 meses, procedentes do interior de São Paulo, encontraram Dr Zacharias pela primeira vez há 10 meses, e desde então iniciaram as providências para realizar a cirurgia de separação das crianças, que deve acontecer ainda neste semestre. O pai das crianças, Fernando de Oliveira dos Santos, conta que decidiu procurar o especialista após tê-lo visto como a primeira opção do país
A família, originalmente da cidade de Guararema no interior de São Paulo, veio para Goiás há 10 meses e enquanto aguardam o acompanhamento da equipe do Dr. Zacharias Calil, eles permanecem na capital goianiense e na casa de amigos, no município de Morrinhos até o pós-operatório.
Este é o segundo caso que dr. Zacharias Calil está acompanhando durante este ano. Além das gêmeas Valentina e Heloá, Zacharias Calil segue passando visita médica às gêmeas Laís e Laura, que são do interior da Bahia, e foram separadas no dia 26 de janeiro. Enquanto Laura recebeu alta, Laís continua internada no Hospital Materno Infantil, mas com quadro de saúde evoluindo bem e com perspectiva de alta em breve, segundo Zacharias.