O encerramento do Circuito das Cavalhadas 2022 aconteceu nesta quarta-feira (12), na Cidade de Goiás, antiga Vila Boa. O evento contou com participação do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado. As festividades voltam a ser realizadas no município após mais de 70 anos, com investimento de R$ 200 mil do Governo do Estado.
A encenação da batalha entre mouros e cristãos aconteceu no Estádio Helios de Loyola, marcando a volta ao calendário de atividades culturais de Goiás. A administração estadual organizou a retomada, resgatando a tradição, compartilhada com outros 11 municípios goianos. A Cidade de Goiás foi a última a receber o Circuito, iniciado em junho deste ano.
As festividades contaram com missas, shows e com a tradicional cavalgada. No decorrer do circuito, a mesma programação foi realizada nas cidades de Corumbá, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás, Pirenópolis e Posse. Os municípios receberam R$ 3,1 milhões do Estado para custear o financiamento das festas.
O governador Ronaldo Caiado afirmou que a primeira capital do Estado deveria fazer parte do resgate histórico. “Eu falei para a minha assessoria que, se já temos 11 municípios com Cavalhadas, não seria justo que a primeira capital do Estado não resgatasse essa história também”, e acrescentou que a comemoração será anual. “Enquanto for governador, vai ter Cavalhadas todo ano”, pontuou.
Segundo o secretário de cultura, Marcelo Carneiro, está prevista a ampliação de 12 para 15 cidades participantes das Cavalhadas. Os municípios de Silvânia, Niquelândia e Luziânia também devem integrar o circuito em 2023.