O cineasta goiano Luiz Eduardo Jorge será homenageado no Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) 2017, que será realizado entre os dias 20 e 25 de junho, tradicionalmente na cidade de Goiás.
Luiz Eduardo faleceu no último sábado (27), em Goiânia, por complicações após uma cirurgia na coluna. A homenagem será promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).
O cineasta era especializado em Cinema Documentário e atuou bastante no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Graduado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, era licenciado em História pela PUC-GO, especializado em Antropologia com Recursos Audiovisuais, Etnologia e Antropologia.
Luiz Eduardo também era mestre em Ciências da Comunicação e doutor em Artes, pela USP. Dentre as dezenas de filmes que dirigiu estão os curtas Bubula – O Cara Vermelha, Antecipando o Absurdo e Césio 137: O Brilho da Morte.
O cineasta recebeu prêmios como Menção Honrosa no 13º Videobrasil, em 2001, de São Paulo, e Melhor Produção Goiana no Fica de 2003.