Publicidade
Notícias do Estado
| Em 9 meses atrás

Cimehgo emite alerta de temporais para Goiás; outros estados registram mortes

Compartilhar

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para temporais neste fim de semana e nos próximos dias. As chuvas podem ser intensas, com rajadas de vento e raios. Na manhã de sábado já chovia em muitos pontos da Capital. Boa parte do Brasil está afetado por uma intensa frente fria.

Conforme o boletim meteorológico, várias regiões goianas estão com risco potencial para chuvas intensas de 30 a 60 mm/h ou 70 mm/dia. A estimativa é de que esse seja o volume médio equivalente entre cinco a seis dias de chuva, além de rajadas de vento acima de 60 km/h e raios.

Publicidade

Cimehgo aponta regiões sujeitas a temporais

As regiões oeste, central, norte e sudoeste podem ser as mais afetadas pelo temporal, com chuvas acima de 50 mm/dia. Os municípios que devem ser mais impactados são Luziânia, Anápolis, Formosa e Cristalina.

Publicidade

Em Goiânia, levantamento realizado pela Defesa Civil, alerta para 13 áreas com algum risco geológico como deslizamentos e movimentação de solo. Esses locais são habitados por aproximadamente 700 famílias.

Publicidade

Além disso, há um total de 99 pontos de alagamento monitorados e mapeados pela Defesa Civil, dos quais a prefeitura realizou intervenções em aproximadamente 70.

O órgão também informou que nos locais com algum risco geológico, foram realizados monitoramentos por meio de vistorias periódicas e contato direto com lideranças comunitárias que residem nessas áreas.

Publicidade

Mortes e temporais no Sudeste

A frente fria também está agindo forte na Região Sudeste do Brasil. O Rio de Janeiro, por exemplo, enfrenta chuvas volumosas desde sexta-feira (22), assim como o Espírito Santo.

Foram registradas sete mortes decorrentes dos temporais no Rio de sexta para sábado. Uma menina de quatro anos foi resgatada de uma casa atingida por um deslizamento, mas os pais e a avó dela estão entre os mortos. Choveu no Rio de Janeiro durante a sexta-feira o volume esperado para um mês inteiro.

No Sudeste, os alagamentos ocorrem em diferentes localidades e até um caminhão de bombeiro foi arrastado pelas chuvas.

Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.