Com tarifa zero, a Cidade de Goiás, antiga capital do Estado ganha dois ônibus de transporte público gratuito. A decisão foi proposta pela prefeitura da cidade, por intermédio do prefeito Aderson Gouveia. A intenção é facilitar o deslocamento dos moradores e dos turistas. Segundo o prefeito essa era uma demanda para aqueles que não possui transporte próprio e andam por entre os bairros sob sol forte.
A iniciativa foi bem recebida pelos moradores e trabalhadores da região. Como é o caso da Nícia Pereira Nunes, que trabalha no Museu Casa de Cora Coralina. “Ir embora a pé é ruim demais. E a única cidade com tarifa zero está sendo aqui na cidade de Goiás”, comentou enquanto aguardava pelo novo benefício. “É ótimo ter esse transporte com tarifa zero, estou aqui aguardando pera ir para casa”, comemora Ilza Pereira de Carvalho, que é moradora do Setor Aeroporto.
De acordo com dados da prefeitura da Cidade de Goiás, o investimento foi de cerca de um milhão e cem mil reais. Os motoristas são do quadro de servidores e a despesa mensal gira em torno de 45 mil reais com manutenção e combustível para os dois veículos. A estimativa mensal é de que as linhas atendam mais de vinte e quatro mil pessoas.
O transporte coletivo da cidade de Goiás atende a população durante os dias úteis, das seis da manhã até dez da noite. Já nos finais de semana atende em horários diferentes, com menos viagens. Para usar o transporte público municipal basta o usuário estar nos pontos nos horários já definidos e amplamente informados à população e esperar pela condução.
Com ruas estreitas e um centro histórico que precisava ser atendido sem ter veículos pesados em suas ruas de pedras a prefeitura enfrentou algumas dificuldades para definir as linhas. Porém, os trajetos que funcionam nos sentidos – horário e anti-horário, encontraram definições estratégicas.
Mapeados, os locais dos pontos de ônibus usam referências já conhecidas do povo vilaboense. A ideia é que as placas dos pontos de parada virem atração para fotos turísticas, devido aos nomes inusitados. Confira: