Uma programação especial na cidade de Goiás comemora os 15 anos do reconhecimento do título de Patrimônio Mundial. As atividades, que incluem apresentações musicais, inaugurações de obras e rodas de conversa, começam na quinta-feira (15) e vão até domingo (18). Participam das festividades o ministro da Cultura, Roberto Freire, o governador de Goiás, Marconi Perillo, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, entre outras autoridades.
Para o superintendente de Cultura da Seduce, Nasr Chaul, a data tem um significado expressivo para o povo goiano e, por isso, merece ser celebrada. “Essa comemoração é importante porque Goiás é a única cidade no Estado que tem esse título de nível mundial, que premia a manutenção das tradições, cultura, natureza e arquitetura ao longo dos séculos”, comenta Chaul.
O superintendente também destaca que o Governo de Goiás tem feito um extenso trabalho, por meio de várias secretarias, para a manutenção e valorização da antiga capital do Estado, com obras de saneamento, iluminação e ações culturais. Uma delas é o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) que reúne cineastas e ambientalistas do mundo inteiro e este ano chegou a sua 18ª edição.
Na quinta-feira, 15, a programação começa às 6h30, com a alvorada da Banda de Música do 6° Batalhão de Polícia Militar, na Praça do Coreto, e a tradicional badalada dos sinos das igrejas. Mais tarde, às 18h, a Orquestra Filarmônica de Goiás faz uma apresentação especial na Matriz de Sant’Ana.
Às 19h30 ocorre o descerramento da placa “Goiás, Patrimônio Mundial” na Praça do Coreto. Em seguida, a inauguração da obra de revitalização do Mercado Municipal de Goiás acompanhada da assinatura da ordem de serviço para aquisição do Kit Cultural do Mercado Municipal. Também haverá a assinatura do decreto de criação da Unidade de Conservação Municipal no Largo da Carioca.
A abertura oficial das festividades só ocorre às 21h, com a exposição “Dossiê Cidade de Goiás à Unesco”. O evento será no Palácio Conde dos Arcos. Todas as ações são promovidas pela Prefeitura Municipal e parceiros, como o Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico (Iphan) e o Governo de Goiás, por meio da Seduce.
Na sexta-feira, 16, Nasr Chaul participa da roda de memória Do Dossiê ao Título, com Marco Antônio Galvão, Salma Saddi e Cristina Portugal. Na ocasião, o superintendente de Cultura, que é historiador, conta como foi o processo de reconhecimento do título, da defesa em Paris (França) à entrega do título em Helsinque (Finlândia). Logo depois será lançado o tema do Fica 2017: 15 anos de Patrimônio Mundial, no Palácio Conde dos Arcos.
No sábado, às 17h, ocorre o I Festival de Sabores do Mercado Municipal de Goiás com direito a apresentação musical. Toda a programação do aniversário é gratuita e aberta ao público.