O turismo de Goiás ganhou uma nova cidade no circuito turístico de experiência. Cristalina, localizada a 271 km de Goiânia, foi lançada nesta terça-feira (11), como nova protagonista do turismo goiano em cerimônia no Sebrae Goiás.
O projeto, nomeado de “Cristaline-se”, é uma iniciativa conjunta do Conselho Municipal de Turismo, da prefeitura de Cristalina e de empresários locais, com o apoio do Sebrae. O objetivo é valorizar e explorar o turismo de experiência na cidade, reconhecida por abrigar uma das maiores reservas de cristais lemurianos do mundo, um raro mineral também encontrado na África do Sul, Índia e Malásia.
No circuito turístico da cidade estão inclusas trilhas de garimpos, visita à icônica Pedra Chapéu do Sol (uma pedra de mais de 500 toneladas equilibradas em 48 cm de base), a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Linda Serra dos Topázios, que dispõe de trilhas para cachoeiras e acomodações para visitantes. Outros atrativos são as fazendas com gastronomia local, fábrica de cachaça, o Mercado do Cristal e lojas de jóias.
Em Cristalina, os turistas poderão vivenciar o garimpo artesanal de cristais, percorrer trilhas em áreas preservadas, mergulhar em águas límpidas, praticar meditação, visitar o memorial do garimpo e conhecer a história dos garimpeiros e a energia dos cristais lemurianos. A iniciativa promove o engajamento da comunidade local, o aproveitamento consciente das riquezas naturais e a valorização da cultura e história da região.
Na solenidade de lançamento, o prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, enfatizou o valor da parceria entre a administração municipal, o Conselho Municipal de Turismo, o Sebrae e outros agentes. Segundo ele, trata-se de um trabalho feito por várias mãos. “Buscamos um trabalho técnico para atender as demandas e expectativas do público que foi atrás do turismo, e fomos apoiados pelo Sebrae”, destacou.
Além do apoio do Sebrae, o projeto também contou com o incentivo e participação do Governo do estado, através da Goiás Turismo, e da Assembleia Legislativa, representada pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que teve o trabalho à frente da Comissão de Turismo da Casa.