Brasil

Cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos terão que apresentar visto para entrarem no Brasil

A partir do dia 10 de abril, próxima quarta-feira (10), turistas vindos da Austrália, Canadá e Estados Unidos terão que apresentar visto para entrarem no Brasil. A medida de apresentação do documento será válida para entrada no país via fronteiras marítima, aérea e terrestre.

A obrigatoriedade do visto para turistas advindos destes países segue a determinação do Decreto nº 11.875/2024. A exigência do visto derruba a decisão do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que em 2019, dispensou a obrigatoriedade de apresentação do documento a turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses, no território brasileiro. A medida foi adotada somente no Brasil, levando a ser uma restrição unilateral.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) destacou que a diplomacia brasileira está baseada na reciprocidade de ações, como na exigência de vistos. Nesse sentido, somente o Japão retribuiu a decisão, passando também a não exigir os vistos a brasileiros que entram no país, medida adotada em 2023.

Como tirar o visto brasileiro

Para entrarem no Brasil, os turistas canadenses, norte-americanos e australianos deverão apresentar o visto eletrônico chamado e-Visa. O documento pode ser solicitado por meio da plataforma: https://brazil.vfsevisa.com, pagando o valor de US$ 80,90 para emissão.

O visto é 100% eletrônico e dispensa o comparecimento do interessado a consulados brasileiros. O requerente pode apresentar a documentação necessária para retirar o visto por via totalmente digital, por uploads de imagens e foto recentes, e receberá o visto eletronicamente, por e-mail. Para entrar no Brasil, precisará apresentar apenas o passaporte válido e uma cópia impressa do visto temporário.

As novas regras serão aplicadas para quem permanecer em território brasileiro por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses. Por fim, o e-Visa permitirá múltiplas entradas e terá o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais: dez anos para norte-americanos e cinco anos para canadenses e australianos.

Com informações da Agência Brasil

Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024