A forte chuva que sobreveio à Goiânia neste sábado (04/01) deixou suas marcas inconvenientes sobre a cidade. Diversos bairros registraram baixa na energia elétrica. No Setor Pedro Ludovico, a lona de proteção de uma piscina de um apartamento foi parar no conjunto de fios elétricos de um poste, forçando os técnicos da Enel a fazerem a retirada. Mais ao centro da cidade, na região da Feira Hippie, a chuva não deu trégua para os feirantes que ficaram preocupados com a forte tempestade.
A situação era de alagamento provocando sensação de insegurança em quem passava pelo local. O presidente da Associação dos Feirantes, Waldivino da Silva, o Divininho, disse ao jornal O Popular que a situação era ‘critica’ e convidou a Seinfra que fizesse uma visita ao local. “Peço que a Seinfra faça uma visita à associação, que visite a praça para desentupir as bocas de lobo e ver onde pode ser feito um paliativo, pois agora estamos no período chuvoso. É uma situação crítica. Estamos lá provisoriamente, mas a prefeitura precisa tomar uma previdência para segurança dos feirantes e dos clientes”, pontuou.
A Secretaria de Infraestrutura de Goiânia por outro lado, disse que já colocou suas equipes no local “desde o início da manhã tomando as medidas necessárias para solucionar os problemas”. Também afirmou que houve diversas negociações para a mudança da feira “durante o período de obras para a revitalização da praça foi oferecido outro espaço mais confortável, mas os feirantes preferiram continuar no local improvisado perto de onde estavam acostumados, a Prefeitura aceitou e tem atendido todas as reivindicações para amenizar os problemas e garantir mais segurança e tranquilidade para os trabalhadores”, explicou.
Disse também que é necessário que todos colaborem para que as “bocas de lobo e as galerias permaneçam limpas para receber e conduzir a quantidade excessiva de água em dias de chuvas fortes”, pontua.
Veja a nota na integra da Seinfra:
Sobre o alagamento na Feira Hippie, a Seinfra informa:
1. A rede de drenagem que a Prefeitura está construindo na Av. Goiás é justamente para acabar com os alagamentos na região central da cidade. A rede tem 2,6 km e vai da Praça Cívica até a Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, onde fará o lançamento no Córrego Capim Puba. A Seinfra faz operação boca de lobo periodicamente na região da Praça do Trabalhador, onde funciona a feira hippie, retirando toneladas de lixo sólido, como plásticos, papel, garrafas pet, garrafas de vidro e marmitas que a própria população joga nos dispositivos ou em locais impróprios que acabam sendo levados para dentro da rede, causando entupimentos e, consequentemente, os alagamentos. Os feirantes também não costumam cuidar do lixo que produzem nos dias de feira. A população precisa se conscientizar da responsabilidade que tem na manutenção da cidade.
2. Nas negociações para a mudança das feiras durante o período de obras para a revitalização da praça foi oferecido outro espaço mais confortável, mas os feirantes preferiram continuar no local improvisado perto de onde estavam acostumados, a Prefeitura aceitou e tem atendido todas as reivindicações para amenizar os problemas e garantir mais segurança e tranquilidade para os trabalhadores. Entretanto, como afirmado antes, é preciso a colaboração de todos para que as bocas de lobo e as galerias permaneçam limpas para receber e conduzir a quantidade excessiva de água em dias de chuvas fortes.
3. Equipes da Seinfra já estão no local desde o início da manhã tomando as medidas necessárias para solucionar os problemas.