As fortes chuvas que atingiram o município de Pirenópolis, na madrugada desta quarta-feira (27), causaram o transbordamento do Córrego Lava-Pés e do Rio da Almas. A água invadiu casas e estabelecimentos comerciais na Rua do Lazer, e uma residência desmoronou. Segundo a Prefeitura, não há desabrigados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dez residências foram atingidas pela água, três carros foram arrastados e uma mulher que ocupava um deles conseguiu se segurar em galhos de árvores. A mulher ficou ilhada, mas foi resgatada sem ferimentos. Ainda segundo a corporação, desde o início da manhã, equipes trabalham no resgate de moradores que ficaram isolados e avaliam os danos provocados pela enchente.
A primeira-dama e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, foi à Pirenópolis nesta quarta-feira para vistoriar e analisar os prejuízos causados pela enchente na cidade e, em seguida, planejar ações que devem ser tomadas.
A primeira-dama participou de reunião com o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen Júnior, e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Antônio Stival.
“Viemos trazer nossa solidariedade, ajuda e dar um abraço nestas pessoas. Graças a Deus os estragos foram só materiais. Nenhuma vida foi perdida”, disse Valéria Perillo, em visita às famílias afetadas.
De acordo com a OVG, a entidade enviará cobertores, alimentos, leite integral, fraldas e enxovais de bebê. Já a Agehab irá repassar Cheques Mais Moradia – Modalidade Reforma a moradores que precisam fazer reparos nos imóveis.
Cada família receberá R$ 3 mil para serem utilizados na compra de material de construção. Além disso, a Prefeitura de Pirenópolis também receberá R$ 190 mil da Agehab para fazer a requalificação da Rua do Lazer.
{gallery}Enchente em Pirenopolis{/gallery}