A chuva que caiu na noite desta quinta-feira (23), no norte goiano, colaborou para que os bombeiros controlassem o incêndio que destrói a vegetação da Chapada dos Veadeiros. Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Luiz Antônio Dias, duas grandes frentes foram extintas e restou apenas um foco de queimada, na região do Encontro das Águas, sob cuidados da força-tarefa.
“Estamos só com uma frente ativa, bem pequenina. Os aviões concentraram os ataques todos nela pela manhã. Até à tarde deve ser debelada. Daí vamos empenhar esforços para monitorar as áreas queimadas no sábado para, de fato, decretar a extinção formal do incêndio”, disse ao Diário de Goiás.
Há outro foco pequeno em Cavalcante, mas sob controle monitorado apenas pelo Prev Fogo.
Atuam para conter o incêndio bombeiros de Goiás, do Distrito Federal e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de voluntários.
O incêndio na Chapada dos Veadeiros começou no dia 12 de setembro, no Vale da Lua, e chegou a deixar turistas isolados. Conforme o levantamento mais recente divulgado pelo Corpo de Bombeiros, 36 mil hectares de vegetação foram queimados, dos quais metade estavam dentro do Parque Nacional.