Categorias: Brasil

Chevrolet Onix recebe nota zero em teste de segurança

O Chevrolet Onix recebeu nota zero no teste de segurança realizado pelo Latin NCap (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe) na avaliação de colisões envolvendo ocupantes adultos. Para crianças, o resultado foi de três estrelas, para um total de cinco possíveis.

O desempenho do Onix, carro mais vendido no país e de fabricação nacional, foi classificado como “pobre” pela organização nas colisões laterais.

“O teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura. O Onix não contava com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas”, afirmou o Latin NCap em relatório divulgado nesta quinta (11).

De acordo com a entidade, o carro não cumpre as exigências básicas da regulação para impacto lateral das ONU (Organização das Nações Unidas).

“Devido a seu pobre desempenho estrutural, a situação não mudaria nem mesmo incluindo airbags laterais”, avalia a organização.

Já a proteção para crianças foi considerada aceitável, embora a organização faça duas ressalvas. A primeira é de que o cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira não possui ancoragens Isofix (padrão de fixação que facilita a instalação de cadeirinhas).

Outro problema é que as portas traseiras se abriram no teste, o que poderia expor crianças a maiores riscos em uma colisão.

O Onix já havia passado por testes para colisão frontal em 2014, quando obteve um resultado de três estrelas na avaliação de segurança para ocupantes adultos. Em 2016, a entidade passou a examinar também colisões laterais, cujo desempenho ruim levou à reprovação do modelo.

Questionada sobre o teste, a GM disse que o modelo “cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul”.

KIA RIO SEDAN

A rodada de testes divulgada nesta quinta também avaliou o Kia Rio Sedan, fabricado na Coreia do Sul. O modelo também foi reprovado no teste para colisões laterais de ocupantes adultos, recebendo nota zero, e para ocupantes crianças, com uma estrela.

“No entanto, o carro proporciona uma estrutura estável na colisão frontal e um bom desenvolvimento estrutural para o impacto lateral. O fabricante oferece o Rio Sedan sem airbags e sem freios ABS em sua versão básica. A falta de airbags e de cintos de segurança com bom desempenho explicam os pobres resultados para a cabeça e peito dos passageiros da frente”, conforme relatório da Latin NCap.

De acordo com a entidade, a Kia já afirmou que o novo Picanto e o novo Rio contarão com ao menos um airbag para o motorista em todas as versões para a América Latina e que a empresa se comprometeu a patrocinar o teste do novo Kia Rio Sedan para comprovar avanços na segurança.

“É uma grande desilusão para o Latin NCAP que fabricantes líderes como a GM e a Kia continuem a oferecer carros zero estrela na América Latina. Os consumidores se merecem muito mais que esses resultados que não cumprem com os padrões por parte de empresas que sabem perfeitamente como fabricar carros muito mais seguros”, disse Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCap, em nota.

Veja a resposta da GM na íntegra:

“O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul. A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis. A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento. A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul. O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia. 

Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.” (Folhapress)

Larissa Laudano

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024