O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciaria nesta terça-feira (16), às 9h, a oferta de 3 mil vagas na terceira etapa do programa CNH Social, no auditório do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO). No entanto, em virtude do falecimento de Osmar Pereira de Barros Filhos, diretor de operações do órgão, o evento foi cancelado.
Em nota, o Detran-GO informou que as inscrições para o programa já podem ser realizadas. O programa CNH Social oferece à população de baixa renda a oportunidade de obter, adicionar ou mudar a categoria da habilitação gratuitamente. Desde o final do ano de 2019, 6.024 oportunidades já foram disponibilizadas ao público goiano.
Na cerimônia que aconteceria na manhã de hoje, seria entregue a carteira de habilitação de José Pereira da Silva, primeira pessoa com deficiência contemplada pelo programa, que destina 5% das vagas a este público. José foi aprovado na prova prática de direção veicular no início deste mês e teve todo o seu processo custeado pelo Governo de Goiás.
Para se candidatar no programa, que é oferecido nas modalidades rural, estudantil e urbana, o interessado deve ter idade igual ou superior a 18 anos e cumprir os requisitos estabelecidos no edital, como ter Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ativo.
Em nota, o governador Ronaldo Caiado lamentou a morte de Osmar e relembrou sua trajetória, além de momentos vivenciados durante sua gestão:
“Perdi, na manhã desta terça-feira (16/02), o meu mais leal amigo, que caminhou comigo desde 1986. Diretor de operações do Detran-GO desde o primeiro ano de nossa gestão, Osmar Pereira de Barros Filho sempre esteve ao meu lado, me estimulando e me apoiando. Ele esteve por perto em todos os momentos mais difíceis.
Osmar tinha 69 anos e estava internado no Hospital do Coração desde a segunda quinzena de janeiro. Tentamos de toda forma salvá-lo. Infelizmente não sobreviveu às consequências provocadas pela Covid-19, doença que já levou ao óbito cerca de 8 mil pessoas em nosso Estado, causando dor em tantas famílias.
Mais do que um auxiliar de primeira linha, que manifestava total dedicação ao nosso Estado, Osmar era o meu amigo mais leal, em quem confiava plenamente.
Perdi um irmão. Minha tristeza é infinita. O sentimento já é de saudades enormes. Cancelei minha agenda e quero dedicar toda minha solidariedade à família de Osmar, que deixa mãe, irmãos, filha e três netos, e a todos aqueles que hoje sofrem com a partida desse grande homem.
Nesse momento de imensa dor, peço a Deus que, na sua imensa bondade, possa confortar nossos corações e que possamos honrar um dos grandes legados que esse meu amigo-irmão nos deixa, que é o de dedicação ao Estado, à família, e à amizade em seu sentido mais nobre e profundo.”
Ronaldo Caiado – Governador de Goiás