O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) inaugura nesta quinta-feira, 10, faz parte das práticas de políticas públicas previstas no decreto nº 7.053/2009, da Presidência da República, bem como na tipificação nacional de serviços socioassistenciais.
O serviço é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ ou sobrevivência. No projeto de lei, que institui políticas para pessoas em situação de rua, encaminhado para a Câmara Municipal nesta semana, o prefeito Paulo Garcia prevê a instalação de Unidade de Centro Pop na capital.
O espaço conta com recepção, cozinha, refeitório, banheiros com chuveiro, vestiários, lavanderia, salas de atendimento coletivo e individualizado. As pessoas acolhidas receberão kit de higiene pessoal e alimentação. Já equipe profissional do espaço é composta por coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, advogados, educadores sociais, recepcionistas, técnicos administrativos e serviços gerais.
As atividades no Centro Pop são voltadas para a reinserção familiar dessas pessoas e encaminhamento para o mercado de trabalho. Para isso, serão ofertadas oficinas, rodas de conversa e atividades culturais diversas, que serão distribuídas durante a semana, com o objetivo de desenvolver a coletividade, trabalhar a subjetividade e favorecer o fortalecimento da autoestima e autonomia.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Gardenia Lemos, é importante reconhecer a complexidade da ação institucional e a interdependência entre as políticas para assegurar o atendimento integral das pessoas em situação de rua para além das garantias da assistência social.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Maristela Alencar, a administração do prefeito Paulo Garcia tem se preocupado e elaborado políticas públicas com setores da sociedade em situação de vulnerabilidade social. “A unidade Centro Pop garante atendimento adequado, qualificado e seguro, promovendo dignidade às pessoas que têm a rua como espaço de vivência e sobrevivência”, disse.
Saiba mais A Unidade Centro Pop Goiânia fica na Rua 10, número 494, Setor Sul. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Público e formas de acesso: – Famílias e indivíduos em situação de rua
– Demanda espontânea
– Encaminhamentos do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), de outros serviços socioassistenciais, de outras políticas públicas setoriais e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Programação 8h – Concentração: Praça Dr. Carlos de Freitas, entre a Alameda Botafogo e Rua 15, Setor Universitário
8h15 – Atividades musicais e apresentação do Grupo de Capoeira Senzala (Cras Recanto das Minas)
8h40 – Fala das autoridades
9h – Caminhada de Mobilização até o Centro Pop
9h10 – Café da Manhã
9h40 – Início do atendimento psicossocial para as pessoas em situação de rua Inscrição Cadastro Único (DPSB/ Semas) Espaço aberto para higiene pessoal Corte de cabelo (NAS Pedro Ludovico) Serviços de Saúde – NECAI – Faculdade de Enfermagem da UFG
10h – Início dos encaminhamentos para o almoço no Restaurante Popular
10h30 – Roda de conversa com o conselho regional de Psicologia
14h – Continuidade do atendimento psicossocial Atividades Culturais Inscrição Cadastro Único (DPSB/ Semas) Oficina de Rap (Grupo Novo Mundo) Roda de Samba (Caps Negrão de Lima)