O prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo (PP), informou ao Diário de Goiás nesta sexta-feira (29) que a Prefeitura intensificou os trabalhos para limpeza da cidade após a enchente que atingiu o município nesta terça-feira (27).
“O Centro histórico, a Rua do Lazer, onde os turistas mais ficam, já está 80% recuperada. O trânsito está liberado desde ontem. A prefeitura está, agora, mais é limpando, tirando madeiras e pedaços de árvores, lavando a lama na beira do Rio [das Almas]”, explicou o prefeito.
Nivaldo Melo ainda informou que os turistas que desejam viajar para Pirenópolis neste fim de semana vão encontrar a cidade em condições de recebê-los. “É claro que tem o sentimento de susto, mas foram só alguns comércios afetados e uma pousada das 200 que temos”, disse.
Ao todo foram 27 residências e 24 comércios afetados pela enchente. No entanto, já foi iniciada a distribuição de Cheques do governo estadual a moradores e comerciantes para que sejam realizados reparos e reformas.
A programação do carnaval 2016 em Pirenópolis também será mantida. Este ano o tema será “Tradições e Cores”. O evento será realizado pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
A Rua da Direita, próximo à Igreja Matriz, será transformada em um grande salão de festa, de acordo com a administração municipal, para a realização dos bailes de carnaval à moda antiga. O evento será realizado entre os dias 6 e 9 de fevereiro.
Durante as festividades de carnaval haverá a restrição de tráfego de veículos no Centro Histórico; proibição de som automotivo, que podem abalar alicerces e deslocar telhas dos casarões; proibição do uso de garrafas e copos de vidro nas ruas; e plano específico de segurança para coibir abusos e reforçar o policiamento e fiscalização.
O evento será iniciado no dia 6, sábado, às 21h e será encerrado às 3h. No domingo e na segunda-feira, dias 7 e 8, também haverá festas entre as 21h e 3h. Na terça, com o encerramento, as festividades terão início às 18h e fim à meia-noite.