A intenção da Prefeitura é de que o Centro de Esporte e Lazer do Jardim Guanabara 2 seja um espaço para integração entre os moradores. Para manutenção do espaço será colocado um posto da Guarda Civil Metropolitana. Comunidade poderá até mesmo fazer festividades no local. Investimento foi de R$ 714 mil em parceria do Município com o governo Federal.
O Diário de Goiás transmitiu ao vivo a solenidade de entrega da obra
{youtube}ZQml0-qHifg{/youtube}
A gestão do Centro será compartilhada entre a Agência de Turismo (Agetul) e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).
Entre os esportes oferecidos haverá voleibol, futebol, basquete e peteca, e as calçadas do CEL serão utilizadas para prática de caminhada e corrida. Atividades do Programa Vida Ativa na Melhor Idade e da Corrida com Saúde também serão promovidas pela administração municipal.
Antes e depois
O novo Centro foi construído numa área em que durante muitos anos havia um campo de terra. O restante do terreno abandonado, servindo de “Mocós” para usuários de drogas e local propício para a realização de crimes.
No local foram construídas duas quadras: uma de areia e uma cimentada. O campo de terra deu lugar a um gramado. Na parte interna do espaço salas para que atividades esportivas e culturais possam ser realizadas.
Atividades
De acordo com a secretária municipal de Educação e Esporte, Neyde Aparecida, serão oferecidas diversas atividades no local como: futebol, vôlei, karatê, capoeira, dança entre outras.
Segundo Neyde Aparecida, o local contará com professores para ministrar os cursos. A secretária analisa que outro ganho é de que o Centro também seja um espaço para festas.
“Os bairros geralmente não têm um local para reunir a comunidade para fazer as festividades. Nós sabemos da importância de um local como este para a juventude que precisar ocupar seu tempo com cultura, lazer e esporte”, afirma Neyde Aparecida.
Manutenção
Para evitar depredações no local, um posto da Guarda Civil Metropolitana será instalado. Além disso, o Centro terá um administrador para cuidar do espaço, além de alguns funcionários. Ele ficará responsável, por exemplo, por fazer inscrições de crianças e adultos nas atividades a serem oferecidas, e também por atender os moradores que procurarão utilizar o lugar para festas.
Para o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), a população além de ajudar a conservar precisa entender que o Centro deve ser utilizado por todos.
“A manutenção é responsabilidade do poder público. É preciso que a comunidade se aproprie e entende que isto aqui é nosso, tudo o que é feito pela administração municipal é resultado de um esforço de cada um desta cidade, a partir de impostos de recolhemos, por isto que a responsabilidade de manutenção é de todos”, afirma.
Outros centros
Segundo o presidente da Agência Municipal de Turismo e Lazer (Agetul), Sebastião Peixoto, até o final da gestão do prefeito Paulo Garcia serão entregues 18 centros esportivos em toda a cidade.
Até o final deste ano, a previsão é de que sejam concluídos oito centros esportivos. O próximo será no Setor Novo Horizonte, na região sudoeste da capital.