Dentre as várias benfeitorias e melhorias apresentados pelo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), a Central de Hotelaria Hospitalar pode ser considerada um marco de qualidade. O departamento é o responsável pela desinfecção de enxovais e uniformes usados por pacientes e funcionários da unidade de saúde, além da montagem dos kits cirúrgicos. Este trabalho incide diretamente na prevenção e controle das infecções hospitalares, conforme explica a enfermeira responsável pelo departamento, Darllana Espíndula Teles.

De acordo com o médico infectologista e coordenador do Setor de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (SCIrAS) do Hugo, Guillermo Sócrates Pinheiro de Lemos, o trabalho da Central impactou de maneira decisiva na redução dos índices de infecção hospitalar.

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No Hugo, a densidade de incidência de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IrAS) vem sofrendo reduções permanentes. Comparando, por exemplo, os índices registrados em abril de 2013 com abril de 2016, constata-se que houve uma redução de 31,8% nos dados comparativos das UTIs e 51,9% dos dados de densidade de IrAS geral da unidade de saúde.

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“Há um maior rigor, cuidado e segurança com a higienização do leito do paciente. Assim que as roupas de cama são sujas, são trocadas imediatamente. Enxovais limpos são sinônimo de conforto e segurança para o corpo clínico e pacientes. Além disso, todos os materiais estéreis utilizados em qualquer procedimento cirúrgico são processados e esterelizados na própria Central de Hotelaria Hospitalar”, explica.

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Quatro toneladas de roupas processadas por dia

Implantada em fevereiro de 2013, a Central está sediada em uma ampla e moderna estrutura predial e foi estruturada de acordo com a Norma Regulamentadoras nº 7 (NR 7) do Ministério do Trabalho e Emprego e com o Manual de Processamento de Roupas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Conta com equipamentos de última geração de lavadoras, secadoras e vaporizadoras, que dispõe de tecnologia americana; maquinários destinados aos cuidados, limpeza e manutenção de todo enxoval e vestuário utilizados na unidade de saúde.

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Para se ter uma ideia da grandiosidade do trabalho executado pelo departamento, 70 funcionários se revezam durante 24 horas por sete dias da semana para cuidar dos 4 mil quilos diários de roupas – entre lençóis, toalhas, uniformes unissex, pijamas, cobertores e trajes especiais utilizados nas cirurgias. Por mês, 120 mil quilos de roupas são processados. A Central é responsável pela desinfecção de enxovais dos 407 leitos e de uniformes de 700 trabalhadores por dia. Vale destacar que 80% dos colaboradores do Hugo utilizam as roupas fornecidas pelo setor. A rotina é pesada, mas garante o funcionamento do maior hospital de urgência e emergência de Goiás.

Para impedir qualquer comprometimento do material, há uma separação total da lavanderia nas vias de entrada e saída de material contaminado. Após a lavagem e a desinfecção, as roupas são passadas, armazenadas em embalagens esterilizadas e posteriormente, enviadas a cada duas horas para reposição nos postos de atendimento, como Emergência, Unidades de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico. O procedimento totalmente seguro dos serviços e em tempo hábil é uma meta cumprida à risca.

A Central de Hotelaria Hospitalar proporciona ao paciente e aos familiares um ambiente acolhedor, seguro e confortável que faz toda a diferença no momento do tratamento. Nesse contexto, a Central de Hotelaria Hospitalar do Hugo congrega profissionais capacitados e experientes na gestão dos serviços que compõem o conceito de hotelaria hospitalar, incluindo as atividades de hospitalidade, enxovais e uniformes.

Dona Gentileza

“Com licença, bom dia. A Dona Gentileza chegou!”. Há três anos, esta frase tornou-se rotina a cada vez que uma colaboradora da Central de Hotelaria Hospitalar adentra os quartos da enfermaria, trazendo no carrinho Zé Peteté o novo enxoval – com pijamas, roupas de cama e banho – dos pacientes. A rouparia é entregue e, caso o interno não disponha de acompanhante, a auxiliar também se ocupa da troca dos lençóis do leito. O personagem da Dona Gentileza simboliza a busca por um atendimento mais humanizado e eficaz.

Essas simpáticas profissionais são mais que camareiras. As Donas Gentilezas têm uma missão que vai além de manter em ordem o lugar onde o paciente está internado. O nome dado à função define o perfil que deve ter estas funcionárias. Elas devem ser delicadas, atenciosas, carinhosas e, principalmente, treinadas para ouvir, conversar e deixar o paciente mais à vontade e feliz.

Para exercer a função com maestria, 12 Donas Gentilezas passam por treinamento com psicólogas e enfermeiras. É nesse período que entende que cabe a ela também, e não só aos profissionais da área da saúde, colaborar para a melhora do paciente. Vale destacar que o Hugo é o único hospital do Centro-Oeste que disponibiliza do serviço de camareiras hospitalares.

Ainda novidade em Goiás, a função tende a ganhar espaço no mercado, já que a humanização vem se tornando pauta importante nas unidades de saúde. E a Dona Gentileza já nasceu valorizada. Para desenvolver esse serviço diferenciado, essas camareiras são bem remuneradas e recebem benefícios. Por isso, as candidatas precisam ser comunicativas, ter facilidade de relacionamento e um trato especial para abordar os pacientes.

 

BOX

Números

  • – 70 funcionários
  • – 4 mil quilos diários de roupas lavadas
  • – 120 mil quilos de roupas lavadas por mês
  • – 80% dos colaboradores do Hugo utilizam uniformes fornecidos pela Central
  • – diariamente fornece unissex para 700 funcionários
  • – diariamente fornece enxovais para 407 leitos
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