Os consumidores de todo o país foram compensados em R$ 646,4 milhões por interrupções no fornecimento de energia elétrica ocorridas em 2015. De acordo com o balanço da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram pagas 124,4 milhões de compensações pelo descumprimento dos indicadores individuais de Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC), Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora (DMIC) e Duração da Interrupção Ocorrida em Dia Crítico por Unidade Consumidora (DICRI).
Segundo as informações publicadas do Portal Brasil, a concessionária que mais compensou os consumidores no ano passado foi a Eletropaulo (SP), com um valor total de R$ 116,6 milhões. A segunda foi a Celg (GO), que concedeu R$ 98,4 milhões em descontos nas faturas, seguida da Ampla (RJ), que devolveu R$ 55,2 milhões aos consumidores.
De acordo com a Aneel, os recursos das compensações foram destinados para a realização de investimentos nas áreas de concessão dessas empresas até as próximas revisões tarifárias, conforme as Resoluções Autorizativas n° 3.731, de 30 de outubro de 2012 (Celpa) e as Resoluções Autorizativas nº 524, de 18 de dezembro de 2012 e nº 4.463, de 17 de dezembro de 2013 (EMT e ETO).
Vale ressaltar que a quantidade de operações realizadas não é necessariamente igual ao número de consumidores compensados, uma vez que um mesmo consumidor pode ser atendido mais de uma vez no ano.