Publicidade
Categorias: Notícias do Estado
| Em 10 anos atrás

Ceasa e Perboni Brasil lançam programa jovem aprendiz

Compartilhar

 

Foi lançado um projeto para formar jovens aprendizes no Ceasa em Goiás.

Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

O sistema “S” em parceria com o Ceasa, a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e a Perboni Brasil são os idealizadores do projeto.

O objetivo do projeto é preparar jovens de 16 a 18 anos de idade para o primeiro emprego. Para tanto, o Jovem Aprendiz vai oferecer cursos que abrangem conteúdo específico – profissional – e conteúdo de cidadania, com duração de 80 horas.

Publicidade

O diretor de técnico do Ceasa, Orlando Kumagali, destaca que o objetivo do programa é qualificar a mão de obra “o jovem de hoje vai ser o adulto de amanhã, e essa questão de pessoal de mão de obras, de qualificação. O objetivo nosso enquanto ceasa é trazer esse jovem e preparar para prestar serviço˜, enfatiza.

Após a iniciação, os jovens são inseridos no Programa de Aprendizagem Profissional, que contempla estágio remunerado, educação continuada, empreendedorismo e aulas práticas. Os beneficiários contarão ainda com acompanhamento profissional, psicossocial e pedagógico.

Segundo a auditora fiscal do trabalho e representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Katlem Lima, explica que a decisão da parceria leva oportunidade para o adolescente trabalhador “o que nós temos aqui é uma impulsão vantajosa para o jovem porque ele vai conseguir se qualificar e continuar estudando.

Para continuar no projeto, que tem duração de um ano e meio, os beneficiários do curso terão de atingir boas notas, pois outro objetivo específico é assegurar a permanência desses jovens na escola, para melhorar o desempenho escolar.

O curso terá aproximadamente 1700 horas de aulas técnicas. A prática será vivenciada dentro das próprias empresas da Ceasa. Cerca de 20 delas aderiram ao programa, sendo que a Perboni deverá absorver o maior número de aprendizes.

Sedenir Fernandes, gestor da Perboni Brasil, explica que a parceria nasceu para dar oportunidade a quem já trabalha dentro do ceasa. Para ele, desse projeto podem nascer pessoas que façam a gestão das empresas.

 

Publicidade